Monsenhor Gil: prefeitura adere ao Garantia-Safra

Monsenhor Gil: prefeitura adere ao Garantia-Safra

Autoridades explicam os procedimentos do seguro | Avilar Carvalho

No último final de semana houve uma reunião na Câmara Municipal envolvendo secretários de agricultura de vários municípios do Médio Parnaíba e os representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário ? MDA-PI, José Antonio, coordenador do Garantia-Safra-PI, Matias Cabral, diretor da Fetag, Paulo, representante do Emater-PI, Francílio Araújo, secretária municipal de agricultura, Dalva Cardoso e o presidente do Legislativo Municipal, Chiquinho Batista. Na ocasião foram discutidos assuntos relativos ao Seguro Garantia Safra.

Conforme explanação do coordenador Matias Cabral, o Garantia-Safra é um seguro de renda mínima para as famílias agricultoras que vivem em municípios do Nordeste e do Semiárido, quando a seca ou excesso de chuva provoca perda de pelo menos metade da produção.

Segundo Matias, o seguro de renda mínima, pago pela Garantia-Safra, vem dos recursos das contribuições de agricultores inscritos por meio de declaração de aptidão ao Pronaf (DAP), da adesão das prefeituras municipais, governos estaduais e governo federal, cujos recursos são depositados em um fundo financeiro solidário. Só assim o agricultor familiar poderá ter direito a receber o seguro. O pagamento em dia das contribuições de municípios e estados permite maior agilidade do pagamento aos agricultores. Em caso da perda de 50% da produção agrícola devido à seca ou excesso hídrico, os agricultores familiares terão direito a uma renda em torno de R$ 680,00 reais.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES