Monsenhor Gil se despede do vaqueiro Zé Tibúrcio, prefeitura decreta luto

Prefeitura de Monsenhor Gil decreta Luto oficial de três dias, pela morte do senhor José TIBURCIO de Andrade

Monsenhor Gil se despede do vaqueiro Zé Tibúrcio, prefeitura decreta luto |

A segunda feira (13), ficará marcada entre os monsenhorgilenses pela partida do senhor José Tibúrcio de Andrade (89), o vaqueiro Zé Tibúrcio, cidadão simples, honrado e chefe de uma das famílias que ajudaram e continuam contribuindo para o progresso e desenvolvimento de Monsenhor Gil. Era casado com dona Ana Andrade, com quem teve 10 filhos, dos quais alguns deles seguiram o mesmo ofício de vaqueiro por estas terras nordestinas. Destes filhos e filhos vieram dezenas de netos, bisnetos e tataranetos.

A Prefeitura de Monsenhor Gil, por meio do prefeito João Luiz e vice Evandro Abreu, decretou luto oficial por três dias, sendo ponto facultativo nas repartições, ficando os serviços essenciais em funcionamento. A rede municipal de ensino foi liberada, uma vez que duas de suas filhas são professoras; Ilda Andrade, Maronildes Andrade e sua nora Norma Suely Abreu, é a atual Secretaria Municipal de Educação de Monsenhor Gil.

Tanto na residência do casal onde viveu por décadas, como nas redes sociais, inúmeras pessoas se solidarizam com os familiares, pessoas simples, saudosos vaqueiros, homens do campo, autoridades, amigos e seus numerosos famliares. 

"Meu pai nos criou com muito trabalho e ajuda do seu Antônio Noronha. Somos muitos gratos por tudo isso", disse professora Maronildes Andrade, filha de seu Zé Tiburcio.

Decreto do prefeito João Luiz, de Luto oficial por três dias 

"O povo monsenhorgilense tem nas veias sangue de vaqueiro, somos amantes da vida no campo, do campear gado, das vaquejadas, de uma reunião para contar causos, histórias de vaqueiro. Sou neto de Vaqueiro e desde de menino aprendi a gostar desta labuta do homem do campo. Hoje perdemos uma página da história de Monsenhor Gil, com a partida de seu Zé Tiburcio. Fica o legado e seus familiares para manter viva esta tão honrada história ".

(Depoimento de João Luiz Carvalho Silva - Prefeito de Monsenhor Gil Piauí)

"Zé Tibúrcio foi uma grande figura humana, meu pai colocou ele como vaqueiro assim que ele casou, lá na Boa Vista, onde nasceu quase todos os seus filho. Depois ele se mudou para Sede de Monsenhor Gil, sempre ajudado por meu pai e minha mãe que na época era prefeita de Monsenhor Gil (Antônia Noronha), também meu irmão Noronha Filho, deu sua ajuda para o casal criar seus filhos. Seu Zé tinha um comércio, cortando carne, vendia cachaça, enfim; era pessoa muito ligada ao meu pai, sempre! 

E por conta disso ele cuidava também da gente, foi uma espécie de professor, quando íamos para as vaquejadas, ensinando a montar, na escolha do melhor cavalo, estas coisas que só ele tão bem sabia fazer. Era uma figura humana excepcional e nossas famílias foram sempre ligadas, deixando de ser uma relação de patrão e empregado, mas de amizade mesmo. Agradeço este reconhecimento da família em relação ao meu pai e minha mãe, afinal foi isso que meus pais nos ensinou, ser grato. Estou muito triste, consternado com seu falecimento. Tristeza que eu senti desde quando soubemos que ele estava acometido pelo Alzheimer. Perdermos um cidadão, excelente chefe de família, certamente a vaquerama chora pela partida de um vaqueiro tão querido "

(Depoimento de José Medeiros de Noronha Pessoa - ex prefeito de Monsenhor Gil)

"O Vaqueiro mais conhecido na Terra do Menino Deus nos Deixou. Vá com Deus Amigo José Tibúcio. Ficaremos com sua alegria.

Muito brincalhão lembro que gozava de sua amizade desde que as minhas memórias de infância começaram a se formar. Isso porque por ser Ele uma figura amável, amava e acolhia as crianças. 

Seu José Tibúcio abraçou uma das profissões mais difíceis e perigosa. Também por isso Todos(as) o admirava e respeitava. Fui seu parceiro na lida das vendas no Mercado Municipal. Ali, eram vários os que comercializavam carnes no mercado em Monsenhor Gil, mas ninguém comprava carne no mercado aos sábados sem antes passar no açougue do Zé Tibúcio. Nem que fosse só para espiar. Tínhamos de sair do mercado sabendo: quantos bois o Zé Tobúcio abateu; de quem e de onde era o boi? vendeu a carne toda? Meu avô sempre comprava a cabeça do gado - vovó fazia um caldo da carne de cabeça que de tão bom ainda hoje guardo a memória gustativa - talvez porque era gado do Zé Tibúcio, gado bom.

Próximo de terminar a feira, a vaqueirama e admiradores se reuniam no bar do Zé Tibúcio, na esquina do mercado. Carrego na memória as histórias dos vaqueiros corajosos falando da pega do gado na semana que passou e também da pega que ocorreria na semana seguinte. Conversas que as vezes eram interrompidas por aboios, vez por outras intercalados pelas músicas de Luiz Gonzagas, Amado Batista, e outros... a Vaqueirama falava alto e entre um trago e outro da cachaça serrana, saiam os mais sinceros e respeitosos cumprimentos. E Eu, Eu estava ali trabalhando, vendendo pão debaixo de um encerado, bem na porta do mercado, ao lado do bar do Zé Tibúcio, sol a pino, sem saber, construindo as melhores lembranças para torná-las conhecidas aos amigos(as) Monsenhorgilenses num momento triste, que é a partida do Nosso Vaqueiro mais famoso.

Continuaremos aqui amigo José Tibúcio, guardando as memórias que você ajudou a construir; ainda sem saber como será a corrida dos vaqueiros no 31 de dezembro, a procissão do Menino Deus em primeiro de janeiro sem sua presença física. Mas na certeza que Deus confortará os corações de seus descententes, esposa, parentes e amigos e para sempre, sempre que vermos um gibão sobre os ombros de um Vaqueiro será de você as lembranças mais fortes. Deus misericordioso está contigo e Ele lhe concederá um merecido descanso eterno."

(Depoimento de Nouga Cardoso Batista - Secretário Municipal de Educação de Teresina)

EM 2017 Zé Tibúrcio foi homenageado em evento realizado para vaqueiros, na Praça da Igreja Matriz do Menino Deus, bem em frente a sua residência, reunindo boa parte de seus famliares e amigos. 

Outras cenas de seu Zé Tiburcio com famliares

Com sua neta Adriana Fransuelen



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES