O prefeito João Luiz participou na manhã de segunda feira, da posse de Elisangela Moura, a primeira Agricultora Familiar empossada como deputada Estadual no Piauí! O prefeito comentou que era um momento histórico para Monsenhor Gil e Piauí como um todo. "A posse de Elisângela Moura só vem confirmar o avanço cada vez mais das mulheres em funções que antes só eram ocupadas por homens. É o chamado empomderamento bem acentuado em mulheres como Elisângela Moura ", disse o prefeito.
A Assembleia Legislativa do Piauí- ALEPI realizou nesta segunda-feira (17), a solenidade de posse de Elisangela Moura para Deputada Estadual. O evento contou com a presença de várias lideranças sindicais e políticas do Estado, onde teve como marco na história, a chegada da primeira agricultora familiar como deputada estadual no Parlamento Piauiense. Nomes de Monsenhor Gil como Zé Noronha, Nouga Cardoso Batista (reitor da Uespi), Amália Moura (presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Monsenhor Gil), vereador Flavio Henrique e até o padre do município Walfran Rios da Costa, marcaram presença.
Empossada como deputada estadual, Elisângela Moura (PCdoB) citou as prioridades do seu mandato: “A partir de hoje junto aos demais parlamentares, vamos nos somar e trabalhar em prol dos nossos trabalhadores (as) rurais, principalmente aqueles mais necessitados, como o fortalecimento da agricultura familiar, acesso a terra, a regularização fundiária e é claro, vamos debater a violência contra mulher principalmente no campo que é uma violência visível e que nós precisamos pautar justamente com os demais deputados, enfim, agradecer a todos/as que contribuíram com esta conquista e dizer que estamos aqui para somar e fortalecer o Piauí priorizando a nossa base e toda população piauiense”, frisou a deputada.
BREVE HISTÓRICO:
Elisangela Maria dos Santos Moura, nascida no dia 24 de abril de 1976, é agricultora familiar e sindicalista. Sua trajetória como sindicalista começou muito cedo, quando tinha 16 anos de idade se filiou no ano 1994 no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monsenhor Gil.
Em 2004 foi eleita presidente do sindicato de Monsenhor Gil, foi suplente da diretoria da FETAG e em seguida foi membra do conselho fiscal da mesma, após um árduo trabalho a frente do Sindicato foi reconhecida pelo conjunto do movimento sindical e após dois anos de mandato, foi convidada a fazer parte da diretoria executiva da FETAG ,onde foi eleita para o cargo de Secretária de Finanças e Administração, sendo a primeira mulher a assumir este cargo, no ano de 2006, permanecendo por dois mandatos até o ano de 2014.
Seu trabalho a frente da secretaria dinamizou e estruturou a FETAG-PI, e em reconhecimento ao seu trabalho e sua luta e dedicação ao MSTTR foi eleita no dia 07 de fevereiro de 2014 para um mandato de 04 anos, como presidenta da FETAG, sendo a primeira mulher a assumir esse cargo após 44 anos de fundação da entidade. No dia 02 de fevereiro de 2018 foi reeleita presidente da Federação. Disputou o pleito de 2018, conseguindo 20.997 votos e chegando a sexta suplência. Com a chegada de Elisângela à Assembleia Legislativa, o PCdoB retorna ao parlamento estadual, depois de 06 anos. A comunista também faz história ao assumir o mandato, como a primeira agricultora familiar no Piauí a ser Deputada Estadual.
(Colaboração: Roana Wrsula Santos)
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.