A Via-Sacra de Monsenhor Gil fica localizada no Morro do Cruzeiro, uma elevação de aproximadamente 100 metros de altura, a qual tem atraído centenas de pessoas da região e visitantes de outros estados para fazer preces e orações diante uma cruz de madeira colocada no local pelos primeiros habitantes da cidade. Antes da construção da Via-Sacra, e por ser considerado um local místico-religioso, os fiéis se arriscavam muito para subir o morro, devido ao seu difícil acesso.
Com a iniciativa do Prefeito José Noronha, o Morro do Cruzeiro foi dotado de uma infraestrutura excelente para receber a população, os visitantes e romeiros de todas as idades, com acesso facilitado até o seu topo. A monumental obra da Via-Sacra de Monsenhor Gil impressiona, à primeira vista, pela sua arquitetura. Ela possui 12 estações e pavimentação ao longo de 2 km que começa em frente à Igreja Matriz até chegar à base do morro, o qual teve seu acesso facilitado com a construção de 322 degraus antiderrapantes, corrimões e um templo da ressurreição no alto do mirante do cruzeiro. A vista do topo do morro revela a beleza daquela pacata cidade.
Inúmeros formadores de opinião da imprensa, empresas de turismo e técnicos do SEBRAE, Secretária de Turismo do Piauí, políticos e, inclusive o Governador Wellington Dias, já visitaram o local e todos eles foram unânimes em dizer que a obra é um marco na história do turismo religioso do município. Segundo a gestora do Projeto Turismo Teresina do SEBRAE no Piauí, Ceres Rebelo, a Via-Sacra de Monsenhor Gil surge como uma nova alternativa para o turismo religiosos do Estado. ?Queremos consolidar esse roteiro como destino a ser visitado não só no período da Semana Santa, mas o ano todo, contribuindo para a geração de trabalho e renda naquela região?, afirma, acrescentando que a Via-Sacra tem um grande diferencial que é a sua proximidade de Teresina, o que torna mais fácil a visitação. Ainda segundo Ceres, o investimento nessa rota pode contribuir para alavancar o turismo religioso, dando destaque para a cidade dentro do roteiro do Caminho de Santa Cruz-Pi.
Entre as ações previstas pela Prefeitura Municipal para garantir a divulgação da Via-sacra estão uma campanha publicitária, que será desenvolvida por agência da capital, e um portal de entrada na cidade, apresentando a nova opção de visita para os turistas que passarem na região.
Para o Prefeito José Noronha, a partir de uma ampla divulgação através da imprensa e dos diversos órgãos e empresas públicas e privadas os atrativos naturais, arquitetônicos e culturais da cidade terão maiores chances de gerar uma ação com fins turísticos que tenha resultados positivos. De acordo com ele, a Via-sacra é um dos equipamentos maravilhoso que o município dispõe, e que precisa ser usado de forma ordenada e planejada, sendo definida como um produto turístico do Estado. ? Com a experiência do Sebrae e de outros órgãos do segmento do turismo, esperamos alcançar com mais eficácia as nossas metas? comenta José Noronha.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.