A grande maioria do moradores do municipio do morro do Chapéu do Piauí, tinha com principal renda a agricultura, era essa a principal fonte de renda de muitas familias nesse municipio, era e ainda continua muito rudimentar, queimadas e derruba da mata para a plantação, ainda tinha a questão das poucas chuvas e muitos lavradores eram obrigados a viajar para outros estados do Brasil. Uma alternativa surgiu e ganhou a conquista de muita gente que antes só sabia trabalhar de roça, foi a criação de peixes. Que se tornou um otimo meio de vida de muitas familias no municipio, chagando agora acontar com o apoio do Sebrae.
Os piscicultores de Morro do Chapéu do Piauí, município localizado a 192 quilômetros ao norte de Teresina, vivem um momento de crescimento da produção de tambaqui em tanques rede. No entanto, estes piscicultores ainda produzem de forma aleatória, sem se preocuparem com a adoção de novas técnicas e com o conhecimento acerca de controle e gestão.
Com o incentivo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, vinte produtores do município se reuniram para criar a Associação dos Piscicultores de Morro do Chapéu.
Inicialmente, o consultor do Sebrae no Piauí, Raimundo Batista, ministrou uma capacitação de quarenta horas para discutir a atual situação do grupo e tratar de temas como missão compartilhada da organização, a validação da missão, obstáculos para atingir a melhor estrutura, ações para viabilizar a superação dos obstáculos, a importância do associativismo e do cooperativismo, características de pessoas jurídicas e direito privado.
?A criação da associação trará muitos benefícios para os piscicultores do município. Além de terem acesso a consultorias e treinamentos sobre novas técnicas, eles passarão a comprar a ração em conjunto, o que diminui os custos. Em grupo, os produtores trabalharão de maneira mais organizada, viabilizando projetos para a melhoria da atividade junto a instituições que fomentam essa cadeia produtiva?, afirma o gestor do Projeto Desenvolvimento da Piscicultura do Sebrae no Piauí, João Pinheiro Junior.
De acordo com Pinheiro Junior, os próximos treinamentos que serão realizados junto aos piscicultores do município serão sobre Culinária e a Comercialização.
Morro do Chapéu do Piauí, que pertence à região dos Cocais, possuiu cerca de trezentos piscicultores, que criam peixe em tanques rede, com lâminas d?água que variam de dois a três hectares.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.