A Diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI) e mais 180 delegados piauienses, inclusive o prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, Manoel Lázaro (PT), estão participando do 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR). São 53 anos de história da CONTAG e o congresso cumpriu a deliberação de efetivar a paridade de gênero na participação de delegados(as) e na composição da nova Diretoria para a Gestão 2017-2021. A presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também provocou muita emoção às mais de duas mil pessoas de todo o país, que participaram da abertura do evento, ontem (13) a noite no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília e segue com programação até sexta (17).
A solenidade de abertura contou com a presença de toda a Diretoria da CONTAG, das Federações e dos Sindicatos filiados, bem como de muitas personalidades, como o presidente da Confederação Nacional dos Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR), Antonio Lucas Filho; do secretário geral da Regional Latino-Americana da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação (Uita), Gerardo Iglesias; do secretário geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrich Steiner; deputados(as) federais; senadores(as); representantes do Governo do Distrito Federal; do presidente da CUT, Vagner Freitas; do presidente da CTB, Adilson Araújo; de representantes da Via Campesina e de outras organizações do Campo Unitário; de prefeitos; vereadores; de representantes do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola para América Latina e Caribe (FIDA), entre outros convidados e convidadas.
“Esse congresso é resultado de uma longa jornada de trabalho, construímos um grande debate nacional, envolvendo as lideranças, e fizemos uma profunda reflexão política. Este congresso marca a mudança na trajetória de luta da CONTAG: depois de mais de 50 anos de luta conjunta, os agricultores e agricultoras familiares e assalariados e assalariadas rurais agora contam com dois sistemas de organização sindical. É por essa razão que vamos trabalhar com coragem e compromisso para avançar na defesa dos agricultores e agricultoras familiares brasileiros(as)”, destacou o presidente da CONTAG, Alberto Broch.
O ex-presidente Lula emocionou o público com a sua presença. Com um discurso empolgante, motivou os trabalhadores(as) rurais para a luta, unidade e buscar por mais avanços nas políticas sociais. Lula também relembrou os seus investimentos que fizeram o Brasil avançar no combate à pobreza, na diminuição das injustiças sociais e na valorização e fortalecimento da agricultura familiar.
“Estava aqui lembrando da aprovação da Constituição em 88. O PT foi contra porque queríamos mais, porém assinamos porque queríamos participar desse importante momento. Ali aprovamos uma coisa que considerávamos um avanço que foi a inclusão dos agricultores(as) familiares como segurados especiais no Regime Geral da Previdência Social, como também o benefício do BPC, que foi um avanço extraordinário. E hoje, as pessoas que ocupam cargos desse governo, não conhecem o que significa um salário mínimo na vida das pessoas que moram no interior desse país, que faz esse povo comerem pão, arroz e feijão todos os dias. Isso é investimento!”
Ele destacou a importância da CONTAG na luta pelos direitos do homem e da mulher do campo e elogiou a entidade pela efetivação da paridade. “A CONTAG tem história, as mulheres rurais têm história, e quem tem história não pode aceitar retrocesso. Se trata da gente preparar o nosso povo contra os retrocessos. Que façam valer a trajetória de lutas de vocês, já conquistaram a paridade e que sirva de exemplo para as demais entidades”.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.