Situado a 172 km ao Norte de Teresina, capital do Piauí, o município de Nossa Senhora dos Remédios, será uma das 15 cidades do Estado que será comtemplada com o Projeto Rondon.
Nesta manhã de segunda-feira (24) foi realizado um encontro no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM) com Ministério da Defesa, Gerência do Projeto Rondon, gestores dos 15 municípios contemplados, dentre eles, o Prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, Manoel Lázaro e professores que irão executar as atividades.
Os docentes ficarão no Piauí até o próximo dia 29, onde conversarão com os prefeitos, secretários municipais e lideranças locais, objetivando fazer ajustes necessários e propostas, buscando atender as reais necessidades do município nas oficinas que serão realizadas durante a Operação Parnaíba que acontecerá em janeiro de 2019.
Segundo o Coordenador do projeto, Coronel Hidenobu Yatabe, este é um trabalho de capacitação que conta com a participação de 31 instituições de ensino superiores, sendo uma de comunicação social.
“O projeto trabalha com ações de capacitação, atividades desenvolvidas em parcerias e melhores práticas levando conhecimento aos gestores da administração municipal, para que estas ações tenham sustentabilidades”, frisou.
Cada município contará com 20 rondonistas, sendo 4 professores e 16 alunos que executarão as atividades, em um período de duas semanas.
O Projeto Rondon
Em julho de 1967, foi realizada a Operação Piloto, ou Operação Zero, que contou com a participação de 30 alunos e 02 professores universitários da Universidade do Estado da Guanabara, hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Durante 28 dias, os Rondonistas realizaram trabalhos de levantamento, pesquisa e assistência médica no Território de Rondônia.
No entanto, o Projeto Rondon teve suas atividades encerradas no ano de 1989, retornando somente em janeiro de 2005, na cidade de Tabatinga, no Amazonas.
O Projeto Rondon é uma ação governamental que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, visa a somar esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.
Dessa forma, prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.
FONTE e imagens: Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon -
Ministério da Defesa.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.