Centenas de pessoas participaram no final da tarde desta quinta-feira (25) do lançamento oficial do projeto social Pelotão Mirim em Nossa Senhora dos Remédios. A ação é uma iniciativa do Tenente, Francisco Saboia Júnior, responsável pelo Grupo de Policiamento Militar (GPM) com objetivo de contribuir com as famílias, referente a disciplina e formação dos adolescentes e jovens do município.
O Prefeito Manoel Lázaro (PT), Primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Sandra Marques, Secretária de Finanças, Silvânia Brito, Secretária de Educação, Lúcia Oliveira, vereadores, professores e os pais dos adolescentes e jovens acompanharam a solenidade no Ginásio Poliesportivo no centro da cidade.
“Nosso trabalho é contribuir com a sociedade e estamos aqui para somar. Realizar esta tarefa é bastante prazeroso, porque acreditamos que estes jovens inseridos no projeto, serão homens e mulheres de sucesso promissor diante das atividades que estamos praticando durante nossos encontros, e esta é nossa missão, transformá-los em bons cidadão e cidadãs”, destacou o Tenente Saboia.
O projeto foi criado a praticamente dois meses e está atendendo mais de 200 adolescentes das escolas do município. “Eles aprendem regras no ritmo militar, como por exemplo, disciplina, hierarquia, respeito pai, mãe e autoridades, praticam esporte como karatê, judô e futebol, além de serem acompanhados pelos próprios pais e serem atendidos por profissionais como psicólogos e assistentes sociais”, afirmou o idealizador do projeto.
Para alguns pais a ação está contribuindo de maneira positiva com a reeducação dos filhos, como bem comentou ao Portal Meio Norte, Gisleno Alves, pai do Ryan Alves que durante a cerimônia foi um dos apresentadores do projeto. “Um projeto que está contribuindo com a educação e a disciplina dos nossos filhos, porque aqui estão conhecendo as leis, e vão discernir o certo e o errado e a aproximação com os próprios militares facilita o trabalho da polícia, porque antigamente a gente tinha medo do policiamento ostensivo e o pelotão mirim está dando uma oportunidade, ou seja, contribuindo para que, certamente meu filho seja um bom cidadão”, frisou Gisleno.
O Pelotão Mirim conta com apoio da prefeitura e segundo Manoel Lázaro, gestor do município, o poder executivo vai continuar apoiando e incentivando ação como esta, que auxilia com a formação da sociedade de Nossa Senhora dos Remédios, sobretudo dos adolescentes e jovens que são as principais vítimas sujeitas a cometerem erros.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.