10ª Feira Literária de Oeiras – FLOR começa nesta quinta (30); programação

A realização é da Prefeitura de Oeiras, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Semed) e Cultura e Turismo (Secult).

A FLOR – Feira Literária de Oeiras é um convite à leitura e uma ocupação cultural da cidade, onde a população se apropria, participa e aprende, junto com os estudantes e professores da rede municipal de ensino. A realização é da Prefeitura de Oeiras, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Semed) e Cultura e Turismo (Secult). Confira a programação.

Este ano, através da homenagem e celebração da obra dos escritores Kiusam de Oliveira e Daniel Munduruku, o evento vai promover – entre 30 de novembro e 02 de dezembro – um grande encontro da literatura, cultura e protagonismos dos povos originários através de uma programação cheia de novidades, música, dança, cinema, pintura, leituras, contação de histórias, exposições, mostras e relatos científicos, lançamentos de livros, bate-papos literários e premiações.

A obra dos dois autores foi alvo de estudos e trabalhos durante todo o ano letivo nas escolas municipais, urbanas e rurais, estimulando o hábito e o prazer pela leitura nos estudantes. Vitrine para a produção artística e literária dos alunos e alunas da rede municipal de ensino, a FLOR é o ponto alto do projeto ‘Aprendendo Com’, através do qual a obra dos escritores homenageados é aplicada nas escolas municipais.

FLOR 2023 propõe resgate da ancestralidade brasileira

Completando 10 anos, a FLOR propõe nesta edição uma visita à nossa ancestralidade, com um retorno às raízes da nossa história e à constituição genética e literária do povo brasileiro. A leitura e reflexão das obras dos autores homenageados foram a fonte e força motriz para a formação de agentes multiplicadores de um modelo de ensino antirracista, decolonial e brasileiro, que incentiva a valorização da diversidade cultural do nosso país na educação, ao garantir que as escolas municipais incorporem esses temas em seus projetos pedagógicos.

Totalmente aberta ao público, a Feira Literária de Oeiras apresenta uma programação plural de produção, difusão e fomento da literatura, que é fundamental para valorização de quem escreve e de quem lê, reunindo as personagens e expressões artísticas e literárias mais diversas do Brasil.

Oeiras aprende mais com Munduruku e Kiusam

Em abril deste ano, o escritor e ativista indígena Daniel Munduruku esteve em Oeiras participando de encontros literários com estudantes e professores da Educação Municipal. Com mais de 60 livros publicados, tratando especialmente sobre o papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira, ele é hoje um dos maiores expoentes da literatura infanto-juvenil no país e retornará ao município para as homenagens da FLOR.

Conhecida, nacional e internacionalmente, pela força e representatividade de suas obras, com histórias que abordam, sobretudo, as questões étnico-raciais, a escritora Kiusam de Oliveira esteve em Oeiras, em maio deste ano, visitando escolas municipais e interagindo com estudantes e professores sobre temas como a sensibilização do público infanto-juvenil para a equidade racial e o protagonismo das pessoas pretas. Ela também participará das atividades da FLOR.

Em 10 anos, já foram homenageados na FLOR nomes importantes da literatura infantojuvenil brasileira, como Monteiro Lobato (2013), Ziraldo (2014), Maurício de Sousa (2015), Ruth Rocha (2016), Cineas Santos (2017), Roseana Murray (2018), Ilan Brenman (2019), Leo Cunha (2020) e Lúcia Hiratsuka (2022).



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES