O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá, realizou na sexta feira (10) a sua III Conferência Sobre o Meio Ambiente. Nesta edição os alunos foram envolvidos no desenvolvimento de ações que tratavam da conservação dos recursos hídricos. A III Conferência Ambiental do Cemti Pedro Sá teve como tema: ?A importância da água na história do homem?.
Durante as semanas que antecederam a III Conferência Cemti sobre o Meio Ambiente, os alunos da escola pesquisaram sobre a questão da água no mundo, no Brasil e em especial Oeiras para depois produzirem textos dissertativos sobre a complexidade de atividades que envolvem a água na vida do homem. Os melhores textos foram premiados com certificação.
As atividades de sensibilização para a realização da Conferência foram aulas com um educador ambiental, pesquisas, levantamento de dados, produção de poesias, danças, dramatizações bem como a confecção de faixas e cartazes, além da produção de vídeos educativos alertando sobre a escassez da água.
Durante a Conferência aconteceu uma palestra educativa proferida pelo professor Emanuel Vital. Na palestra o educador ambiental apresentou dados sobre a escassez da água e maneiras prática de como evitar o desperdício. ?A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos?; ressaltou o professor.
Um vídeo produzido pelos alunos chamou a atenção sobre a questão da água em Oeiras. O filme alerta sobre a dragagem no leito do rio Canindé, a descaracterização e poluição do Riacho Mocha transformado em esgoto a céu aberto, além da grande quantidade de resíduos sólidos jogados nas águas do açude soisão.
A Conferência Cemti Sobre o Meio Ambiente em sua terceira edição se consagra como sendo o único grande evento que reflete sobre as questões ambientais na cidade de Oeiras, já que mais de trezentos alunos participam do evento e ainda por congregar estudantes de mais 20 cidades do sul do estado do Piauí.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.