Tiveram inicio hoje, 09/03 as aulas do Centro de Tempo Integral de Oeiras (Cemti). A experiência piloto do governo do estado do Piauí trouxe a Oeiras uma nova modalidade de escola onde alunos e professore permanecem praticamente o dia todo na escola. A escola sede do Centro de Ensino Integral de Oeiras é a Unidade Escolar Desembargador Pedro Sá, no bairro Canela.
A escola de tempo integral almeja a formação do aluno de uma forma mais ampla e participativa, considerando todos os seus valores e potenciais.
No primeiro dia de aulas, os alunos foram recebidos pela equipe gestora da escola bem como a equipe de professores e serviços gerais. Todos muito entusiasmados fizeram um primeiro momento no pátio da escola, para logo em seguida seguirem para as respectivas salas de aula, onde foi realizado durante todo o dia um trabalho de conscientização e motivação dos alunos.
Para recepcionar os alunos das quatro turmas de primeira série da escola Pedro Sá, vieram alunos da escola de referência do município de Timbaúbas no Pernambuco. Os quatro alunos pernambucanos estão repassando aos alunos de Oeiras a sua experiência adquirida em uma escola de tempo integral que deu certo.
Os docentes da Escola de Tempo Integral de Oeiras participaram de capacitação com profissionais que apresentaram suas experiências das escolas em Tempo Integral de Pernambuco e demonstram como poderão ser aplicadas nas escolas do Estado do Piauí.
As aulas tem inicio ás 7:20 da manhã, e se estendem até ás 17:00. Durante o decorrer do dia letivo, os alunos têm pausas para lanches, almoço e banho. O projeto piloto em Oeiras inicia com oito salas de aulas, sendo quatro de primeiro ano, duas de segundo ano e duas de terceiro ano.
Cabe ressaltar que a principio, a escola Pedro Sá, não conta com uma estrutura adequada para funcionar cem por cento do projeto, o que existe mesmo, é uma equipe dedicada e trabalhando para que a idéia dê certo.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.