O grupo de consciência negra Quilombo do Rosário, realizou vasta programação para comemora o dia da consciência negra, celebrado no Brasil dia 20 de novembro. A data 20 de novembro é lembrada em todo o país, principalmente pela morte do maior líder negro da história, Zumbi dos Palmares.
Neste sábado, dia 20 de novembro, dia da consciência negra, as festividades em homenagem a vários ícones da cultura negra iniciou por volta das sete horas da noite, o ponto alto, com a celebração da missa Afro brasileira. A missa foi celebrada pelo Bispo Diocesano de Oeiras, D. Juarez Sousa, padre Francisco Barbosa, da Paróquia de Simplício Mendes e pelo padre Cleyton da paróquia Nossa Senhora da Vitória.
A missa Afro é uma celebração com características diferentes das celebrações tradicionais. Essa é celebrada acompanhada ao som de tambores e muita dança em ritmo e estilo africano. Uma referência aos ancestrais negros que vieram para o Brasil servir de mão de obra escrava, mais tinha a dança como um momento de alegria.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.