As novas cédulas de R$ 50 e R$ 100 que começaram a circular desde 13 de dezembro de 2010 ainda são pouco vistas em Oeiras mesmo transcorridos praticamente quatro meses do anuncio feito pelo Banco Central das cédulas da segunda família do real. As novas notas de 50 e 100 reais, ambas têm um design renovado, tamanho variável e a última palavra em tecnologia para prevenir falsificações.
Em Oeiras até nas agências bancárias a quantidade de cédulas novas nos saques são em número pequeno. Embora o objetivo seja tirar de circulação as notas atuais, as novas cédulas são difíceis de ser encontradas. Nem as casas comerciais mais tradicionais e movimentadas da cidade possuem as cédulas em grande quantidade.
De acordo com o Banco Central as novas notas entraram em circulação por meio dos bancos comerciais, sendo que as cédulas atuais continuarão valendo e somente serão retiradas de circulação em decorrência do desgaste natural, informou o Banco Central. As novas notas custam cerca de 25% a mais do que os modelos antigos, segundo informações da autoridade monetária.
Em 2011 é a vez das notas de 10 e 20 ganharem visual renovado, enquanto 2012 deve completar a transição com as notas de 2 e 5 fechando a Segunda Família do Real. Quem esperava a volta das notas de 1 Real vai ficar decepcionado, já que o valor continuará restrito às moedas.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.