É com uma exposição-feira que se encerra o ciclo de seis cursos de capacitação em agroindústria familiar, com ênfase no processamento do pedúnculo do caju, realizada nos municípios de Oeiras, Colônia do Piauí e São João da Varjota. A exposição acontecerá sábado (26), no salão do Encontro de Casais com Cristo (ECC), na cidade de Oeiras. Esta é uma parceria do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PI), Embrapa Meio-Norte, Fundação Dom Edilberto Dilkelborg e prefeituras dos municípios envolvidos.
O evento tem objetivo de estimular o empreendedorismo rural, através da agroindústria, capacitando as famílias dos agricultores familiares em processamento do pedúnculo do caju para produção de doces, geleias, carne básica de caju, vinho, cajuína e outras preparações que alcancem relevância no mercado comercial.
Para Milton Paula, articulador da Rede Temática da Agroindústria Familiar, o curso vai agregar valor à agricultura familiar, através da produção de cajuína, doces e outras utilizações culinárias do caju. ?Este evento também cria novas oportunidades de trabalho e renda para os agricultores familiares, através dos meios de produção da agroindústria familiar?, completa. Além disso, as capacitações realizadas visam estimular a geração de novas oportunidades de negócio e renda, bem como, buscar a integração entre as instituições governamentais para aperfeiçoar as ações direcionadas aos agricultores familiares e a valorização de produtos locais.
?O conhecimento, obtido através dos cursos de capacitação do Emater, o investimento, através do Pronaf Agroindústria (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), direcionado para agricultores familiares, e o apoio à comercialização dos produtos dão as condições necessárias para as famílias permanecerem no campo, criando seus filhos com dignidade?, diz, Francisco Guedes.
Fonte: Ccom
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.