Espaço arte abre nesta sexta-feira exposição: Duas Oeiras, invicta dos ricos,e
sempre será dos pobres. Poesias, Textos e Fotografias de Jadson Santos.
Vernissage às 19 horas. Reabertura do espaço arte após curtas férias para re-estruturação.
Jadson Santos, poeta, ator e fotógrafo, é o coordenador do espaço arte, empresa promotora de eventos culturais, publicações, viabilização de projetos voltados á cultura e vários projetos com objetivo de captar recursos dos Governos Estadual, Federal e outras fontes de financiamento nacionais e internacionais.
O espaço reinicia as atividades com a exposição enfocando os morros da primeira capital na abertura dos cursos de musica, artes visuais e artes cênicas.
O Curso de música, apoiado pelo Governo do Estado do Piauí, através da FUNDAC, iniciativa do Levante Cultural Mãos de Oeiras e do espaço arte coordenado pelo maestro e pianista teresinense Paulo Edson e retoma as atividades na primeira semana de fevereiro. São oferecidos cursos de canto, teclado, violão, instrumentos de corda e sopro em geral. Como resultado do curso de música,serão selecionados jovens e experientes instrumentistas para formar uma banda de música, orquestra filarmonica e coro de 100 vozes, além de coordenar a formação de grupos instrumentais voltados á musica com técnicas universais de composição e harmonização. O curso prevé também formação em respiração, postura e orientações ao jovem artista que tem interesse em seguir a carreira como músico, cantor ou isntrumentista. Compõe também o quadro de professores da escola. o músico, compositor e saxofonista recifense Artur Tapety além dos musicos oeirenses, Hytalo Rafael e Natinho.
Os artistas oeirenses que compõe o projeto Casa dos Mùsicos de Oeiras já tiveram 2 meses de curso durante os meses de outubro a dezembro de 2008, quando tiveram a oportunidade de formatar os shows apresentados no V Festival de Cultura de Oeiras.
Ao mesmo tempo, também com o apoio do Governo do Estado do Piaui, através a FUNDAC, iniciativa do Lavente Cultural Mâos de Oeiras, o espaço arte abre isncrições para a Escola, que vai introduzir no mercado de artes a marca ARTES DE OEIRAS. O objetivo da escola é incentivar e fomentar a produção artistica na Região do Vale do Canindé. O programa dos cursos contempla técnicas de composição criativa, desenho em perspectiva, desenho artistico, desenho técnico e técnicas de pintura, ministrado pela arquiteta-urbanista e artista plástica Josevita Tapety. Cursos de artes cênicas, silk screen e técnicas de artesanato serão minsitrados por Jadson Santos, com monitoria de artesãos, atores, diretores e atores oeirenses.
A produção resultante das oficinas e cursos será apresentada mensalmente na galeria espaço arte a cada 2 meses, ou conforme a conclusão de cada módulo e de acordo com o desempenho dos cursistas e alunos. Serão vernissages, exposições de artesanato e shows musicais a serem apresentados no interior do espaço e em praça pública.
O espaço arte, situado na Praça das Vitórias, além de manter uma exposição permanente da artista plástica oeirense, Zuleica Tapety - Resgate Iconográfico de Oeiras Colonial, tem desenvolvido ao longo de 2 anos de atividades, foruns permanentes como o Fórum Sócio Ambiental de Oeiras, produção de shows musicias e performances cênicas, exposições de fotografias, contando no seu acervo com obras dos fotógrafos André Pessoa, Rogério Newton, Chico Carbó, Josevita Tapety e Jadson Santos.
As inscriçõs para os cursos de música, desenho e serigrafia estarão abertas a partir do dia 24 de janeiro próximo.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.