A abertura das exposições permanentes ‘Memorial dos Bandolins de Oeiras’ e ‘Sala Joaquim Copeiro’, no Solar das Doze Janelas, marcou o início da 17ª Primavera dos Museus em Oeiras. A programação é organizada pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e envolve instituições culturais e educacionais da cidade.
O momento ocorreu no último sábado, 16, com concerto musical da Banda Santa Cecília, da qual Joaquim Copeiro foi maestro, e contou com a presença da viúva do homenageado Antônia Barros e da bandolinista Nieta Maranhão, remanescente do grupo Bandolins de Oeiras; além do secretário municipal de Cultura e Turismo, Júnior Vianna, e do presidente do Conselho Municipal de Cultura, Alberth Ferreira.
Nesta 17ª edição, a Primavera dos Museus busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelas instituições museais e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temáticas relevantes da sociedade contemporânea, oferecendo oportunidades para refletir sobre a construção da democracia de seus agentes.
Este ano, o tema abordado é “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. A programação segue até 22 de setembro, no Solar das Doze Janelas e Cine Teatro Oeiras.
19 DE SETEMBRO
08h – Solar das Doze Janelas
Abertura da exposição:
“ROTAS DE CURA” de Aline Guimarães e Ivih Ribeiro.
De 19 à 21 de setembro.
17h – Cine-Teatro Oeiras
Conversa de Fim de Tarde:
“Arte, Negritude e Memória” com as artistas visuais Aline Guimarães e Ivih Ribeiro.
20 DE SETEMBRO
8h às 17h – Solar das Doze Janelas
Visitação mediada
17h – Cine-Teatro Oeiras
Conversa de Fim de Tarde:
“Arte, Negritude e Memória” com as artistas visuais Aline Guimarães e Ivih Ribeiro.
21 DE SETEMBRO
8h às 13h – Solar das Doze Janelas
Visitação
22 DE SETEMBRO
8h e 14h – Cine-Teatro Oeiras
Exibição do filme “Niède” direção de Tiago Tambelli
Bate-papo “Povos originários do Piauí”.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.