O governador Wilson Martins participou, na tarde desta sexta-feira (15), no salão de reuniões da Prefeitura de Oeiras, da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a implantação de uma unidade do Instituto Federal do Piauí (IFPI) na cidade. A nova escola, que deverá oferecer cursos de nível técnico e superior, funcionará a partir de abril do próximo ano.
Segundo o reitor do IFPI no Piauí, professor Francisco das Chagas Santana, já são 11 escolas técnicas funcionando no Estado e até o próximo mês serão assinadas mais duas ordens de serviço, autorizando a construção dos estabelecimentos de São João do Piauí e Pedro II. ?A nossa meta é conseguir nos próximos anos mais dez ou quinze escolas para o Piauí?, revela o reitor.
Francisco Santana adiantou que as obras do IFPI em Oeiras serão iniciadas imediatamente e que a construtora vencedora da licitação pública tem um prazo de onze meses para conclusão. Quando estiver funcionando, a escola irá atender 1,8 mil alunos da região e oferecerá 110 vagas para professores e funcionários administrativos. O investimento será de R$ 9,3 milhões, incluindo a aquisição de equipamentos.
Fonte:Ccom
Já contam com campi do IFPI os municípios de Parnaíba, Piripiri, Angical, Floriano, Picos, Paulistana, São Raimundo Nonato, Corrente, Uruçuí e Teresina.
Para o prefeito de Oeiras, Antônio Portela Sobrinho, a escola vai acabar a dependência da cidade das escolas de Picos e Floriano. ?Hoje, nossos jovens precisam se deslocar para outros centros em busca de cursos técnicos, mas a partir do próximo ano esse problema vai acabar?. Ele pediu ao governador a ampliação do campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
O senador Wellington Dias, que também participou da solenidade, anunciou que a presidente Dilma Rousseff vai lançar o Protec, programa de ensino de curta duração para qualificar pessoas para ofícios como os de pedreiro, carpinteiro e eletricista. Ela também vai anunciar, de acordo com o parlamentar, o programa Água para Todos que, a exemplo do Luz para Todos, pretende levar água a todas as comunidades brasileiras. ?Será um programa que trará grandes benefícios, principalmente para o Nordeste?.
Encerrando a solenidade, o governador Wilson Martins assegurou que a escola a ser implantada em Oeiras será do tipo Padrão A, tanto com ensino técnico como superior. Revelou que o orçamento da Uespi este ano subiu 20% em relação a 2010, enquanto o do Estado cresceu 9%.
A educação é prioridade, porque entendemos que sem educação não pode haver transformação?. Após a solenidade, Wilson Martins, acompanhado da secretária estadual de Saúde, Lilian Martins, parlamentares e auxiliares do governo, participou da procissão de Bom Jesus dos Passos, uma das mais tradicionais da Semana Santa em Oeiras.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.