Governo do Estado inicia restauração do Museu de Arte Sacra de Oeiras

Governo do Estado inicia restauração do Museu de Arte Sacra de Oeiras

Governo do Estado inicia restauração do Museu | Renata Castelo Branc

O Governo do Estado iniciou, no último mês de maio, a restauração do Museu de Arte Sacra de Oeiras. A intervenção faz parte do Programa Monumenta, uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) que atua em cidades históricas protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e procura recuperar e preservar o patrimônio histórico e permitir o desenvolvimento econômico e social. A obra integra o planejamento estratégico da Fundação Cultural do Piauí (Fundac) para 2011 e será realizada mediante um investimento de cerca de R$ 270 mil.

"A restauração do Museu de Arte Sacra de oeiras é um projeto complexo, que requer muito cuidado. Ele deve ser concluído até o mês de outubro", afirma o arquiteto Paulo Couto, especialista em Patrimônio do Projeto Monumenta no Piauí. "O prédio será totalmente restaurado, até por conta do seu estado precário", complementa.

Construído no século XIX, o Museu de Arte Sacra de Oeiras possui um acervo composto por imagens de madeira dos séculos XVIII, XIX e XX, varas de pálio, lanternas, crucifixos, castiçais, resplendores e coroas, além de objetos dos bispos que passaram pela Diocese.

De acordo com Paulo Couto, o Projeto Monumenta em oeiras ainda contemplará a luminotécnica da Igreja de Nossa Senhora da Vitória.

Iniciativa do Ministério da Cultura, o Programa Monumenta conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), atua em cidades históricas protegidas pelo Iphan e promove obras de restauração e recuperação de bens tombados e edificações, além de atividades de capacitação de mão de obra especializada em restauro, formações locais de cultura e turismo, promoção de atividades e programas educativos.

A restauração do Museu de Arte Sacra de Oeiras não é a primeira intervenção do Programa monumenta em Oeiras. Em janeiro do ano passado, por exemplo, Governo do Estado e Ministério da Cultura inauguraram a obra de recuperação do Cine Teatro da Primeira Capital. Antes disso, o monumenta já havia atuado na remoção do asfalto do Centro Histórico da cidade, nas restaurações do Café Oeiras, do Sobrado Major Selemérito, das capelas dos Passos da Paixão de Cristo e das Praças Mafrense e 24 de Janeiro.

Fonte: Ccom



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES