Historiadora lança livro e documentário sobre manifestações culturais de Oeiras

Historiadora lança livro e documentário sobre manifestações culturais de Oeiras

Professora Áurea Pinheiro lança filme no CEMTI | Emanuel Vital

As manifestações típicas da religiosidade oeirense? Os Congos , Procissão do Fogaréu e a Procissão de Bom Jesus dos Passos ? estão no livro e no documentário Celebrações que foram lançados em Oeiras no Centro de Ensino Médio em Tempo Integral de Oeiras.

O lançamento do livro Celebrações e do documentário etnográfico Congos: ritmo e devoção, que fazem parte do projeto de pesquisa Nas trilhas da história. O projeto, que tem o apoio do Governo do Estado, é uma realização do Monumenta/Iphan do Ministério da Cultura, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Unesco, sob a coordenação das pesquisadoras Áurea Pinheiro, Cássia Moura e Verônica Ribeiro, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que integram o grupo de pesquisa Memória.

Iniciada em 2007, a pesquisa estudou o patrimônio de natureza imaterial do Piauí e elegeu manifestações típicas da religiosidade piauiense: os Congos, a Procissão do Fogaréu e a Procissão de Bom Jesus dos Passos. A líder do grupo, professora Áurea Pinheiro, informou que o livro e o documentário serão distribuídos em centros culturais, escolas, bibliotecas e universidades públicas do Piauí e Estados do Norte e Nordeste, além de embaixadas.

De acordo com Áurea Pinheiro, a intenção é permitir que a sociedade conheça, reconheça e divulgue manifestações culturais brasileiras a partir do lugar onde se vive, valorizando a identidade. ?Sabemos da necessidade de preservar saberes, experiências e práticas tradicionais, que divulguem e estimulem o fortalecimento de identidades culturais e permitam a melhoria das condições de vida?, lembra a pesquisadora.

Ao longo de 2009, a equipe de pesquisadores continuará o trabalho de aproximação com comunidade, sobretudo, com alunos e professores do ensino fundamental de Oeiras e entorno, por meio de oficinas de educação patrimonial. Os pesquisadores defendem que elaborar material didático, como livros paradidáticos e vídeos educativos sobre o Piauí e suas histórias fortalecem o reconhecimento da diversidade cultural brasileira e piauiense em particular.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES