A Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último dia 13, na Praça Costa Alvarenga, o Dia “D” do Diabetes e Atenção à Saúde do Homem, evento alusivo à campanha Novembro Azul. A ação organizada pelas coordenações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Saúde do Homem, Hiperdia e Atenção Básica. Com o apoio da SEMEL, SEMAS e Secretaria Municipal de Cultura, de 8h às 12h.
Segundo a coordenadora do NASF, a nutricionista Márcia Estevão, aproximadamente 552 pessoas passaram pela praça. O Prefeito Lukano Sá marcou presença no evento onde foram desenvolvidas atividades pelos profissionais do NASF (fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos), das equipes de saúde da família (enfermeiros, agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem), da SEMAS (fisioterapeuta), da SEMEL (profissional de educação física), além e alunos e professores dos cursos técnico em enfermagem do PRONATEC e Escola Balduíno Barbosa de Deus (CAIC) .
Na oportunidade, foram organizados espaços terapêuticos com rodas de conversa sobre o câncer de próstata, o autocuidado, orientações nutricionais, como também avaliação e triagem do pé diabético, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação antropométrica, exposição de alimentos saudáveis e testes rápidos de PSA.
Ao todo, 70 homens passaram pela triagem e realizaram um teste rápido de PSA, onde foram obtidas quatro alterações. De acordo a responsável pela Coordenação de Atenção à Saúde do Homem, a enfermeira Geórgia Salanne, os diagnosticados foram devidamente informados e encaminhados para consulta especializada com o urologista que atende pelo município mensalmente.
As ações oferecidas, já são desenvolvidas rotineiramente nas Unidades Básicas de Saúde e durante o mês de novembro terão maior prioridade, em alusão a campanha Novembro Azul.
Outra atividade alusiva à campanha foi realizada no último dia 12. Durante a realização da segunda parte da campanha de saúde dos garis do município sobre as doenças imunopreveniveis e a atualização do cartão vacinal, também foi realizada uma atividade educativa sobre o câncer de próstata.
O objetivo foi conscientizar sobre a doença e diagnostico precoce. O Novembro Azul trata-se de uma campanha de mobilização e triagem, e tem como público alvo todos os homens a partir de 40 anos de idade.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.