Médica cubana chega em Oeiras dia 01 de novembro

Médica cubana chega em Oeiras dia 01 de novembro

Em entrevista ao Portal Integração a Secretária de Saúde do município de Oeiras, Auridene Freitas, falou sobre a vinda de profissionais cubanos a cidade, e afirmou que será uma médica a atuar em Oeiras. Ela explicou como se deu o processo. ?O município de Oeiras fez a solicitação de dois profissionais. No primeiro ciclo nós não fomos contemplados, mas agora no segundo ciclo, o município foi agraciado com a vinda de uma médica, que chegará a Oeiras na sexta-feira, 01 de novembro?, esclareceu a secretária.

No primeiro momento do programa federal ?Mais Médicos?, o estado do Piauí recebeu uma média de 19 profissionais de saúde. No segundo ciclo, foi um total bem maior foram 27 profissionais. Na terceira etapa se espera que mais profissionais possam estar vindo a ser incorporados no estado do Piauí.

A profissional que vem para Oeiras vai atuar na equipe do Rosário. A secretária explica que a escolha do bairro Rosário se deve a necessidade que estava se tendo naquele lugar. ?Tínhamos um profissional que atuava naquele local, e ele vai ter que sair para outro município no início deste ano. Estávamos com dificuldade de encontrar alguém que pudesse vir, para ficar fixo naquela unidade, por isso aderimos ao programa ?Mais Médicos?, logo no inicio. Na sequência tivemos o mesmo problema no posto de saúde da várzea, então fizemos as solicitações para esses bairros, por que foram bairros que no momento da adesão, estavam com a necessidade do profissional. É importante salientar isso, por que foi para aquele bairro, o motivo é a carência do profissional; Durante todo esse tempo que estávamos sem profissional, contratamos um por um curto pouco período de tempo? pontuou Auridene Freitas.

Segundo a secretaria a ideia de vir o profissional cubano para o município gira em torno de sua disponibilidade para atuar na equipe, que é de 32 horas. De segunda a quinta-feira a médica cubana vai estar disponível para atuar na equipe. A médica irá morar em Oeiras, pois ela deve permanecer no município, de acordo com o programa. ?Estamos ansiosos com a vinda da profissional, pois segundo pesquisamos em outros municípios, só tivemos boas avaliações de suas atividades? enfatiza Auridene.

A Secretaria falou ainda em do terceiro ciclo do programa, ela explica que não há como saber se o município irá ou não ser contemplado. ?Mas vamos ficar na expectativa de um terceiro profissional?, destaca.

Na próxima terça-feira (05), haverá uma reunião com a equipe para apresenta-la, conhecer a unidade básica de saúde, montar estratégias de trabalho. A secretária garantiu que até a próxima semana terá inicio o atendimento no bairro Rosário.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES