Mês das Mulheres é encerrado em Oeiras

Mês das Mulheres é encerrado em Oeiras

Programação contou com várias ações nas mais diversas localidades | Divulgação

Foi finalizada com sucesso a programação festiva em alusão ao “Mês da Mulher”. Este ano a Prefeitura de Oeiras, no propósito de atender um número maior de participantes, optou por descentralizar as atividades, favorecendo o público feminino de regiões que geralmente não se faziam presentes nos anos anteriores.

Foram contempladas na zona urbana as regiões dos bairros Jureminha, Canela, Várzea e Rodagem de Picos. Já na zona rural essas atividades foram realizadas nos povoados Contentamento, Briona, Buriti do Rei, Cocos/Belo Monte, Curral Velho, Malhada Grande, Várzea Tranqueira, Alto Sereno, Riachuelo e Boa Nova.

Durantes os encontros foram realizadas oficinas de artesanato, rodas de bate papo com temáticas voltadas ao público feminino, atividades voltadas para o bem estar da saúde e momentos de embelezamento, onde as participantes puderam fazer as unhas e escovar os cabelos.

A celebração do mês de março como o “Mês das Mulheres” foi um momento oportuno de reafirmar a sua importância na sociedade em todos os seus segmentos, ao tempo que se criou espaço para discutir estratégias que venham conter as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas por elas, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países.

A enfermeira Alexandra Fontes, uma das organizadoras do projeto, avaliou de maneira positiva as ações que foram desenvolvidas em todos os encontros, superando a expectativa dos organizadores. “Um dos principais objetivos desse projeto foi valorizar a potencialidade das mulheres de nosso município. Sabemos que nem sempre é possível as mesmas deixarem os seus afazeres e irem ao encontro com esse tipo de ação, mas ficamos muito felizes pelo fato de muitas delas terem atendido a nossa proposta. Muito do que foi repassando em nossos encontros pode e dever sem aplicado no dia a dia, garantindo não só renda, mas acima de tudo qualidade de vida”, destacou Alexandra Fontes.

Além disso, foram realizadas rodas de bate-papo que abordaram a violência contra a mulher e contou com a presença de advogadas ligadas à OAB/Oeiras, além da defensora pública do município, Daisy Marques. Na ocasião foram externado casos e revelados número alarmantes da violência doméstica contra mulheres em Oeiras.

Ainda de acordo com Alexandra Fontes, esse tipo de parceria, além de engrandecer o evento, deu oportunidade a essas mulheres de tirarem dúvidas e compartilharem seus problemas com profissionais que podem de fato orientar sobre o assunto abordado.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES