O município de Oeiras atingiu a marca 100 de inserções DIU de cobre, beneficiando uma centena de mulheres com a utilização do método contraceptivo, desde que aderiu ao projeto ‘Consulta de Enfermagem Ginecológica com inserção do Dispositivo Intrauterino’, há quatro meses.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde contribui para a qualificação da assistência, redução dos índices de mortalidade materna e expansão do acesso ao planejamento sexual e reprodutivo em Oeiras. O procedimento é realizado pela enfermeira Denise Barroso, que participou durante um ano da capacitação teórica sobre a inserção do DIU nas consultas de enfermagem ginecológica.
O DIU é um método contraceptivo seguro, que evita a gestação a longo prazo e pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo sem a necessidade de intervalo diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade futura.
A ampliação do acesso ao DIU é uma estratégia compartilhada e complementar às ações de saúde reprodutiva da Atenção Básica do município de Oeiras.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.