Oeiras ganha usina de beneficiamento de leite

Oeiras ganha usina de beneficiamento de leite

Inaugurada usina de beneficiamento de leite | André Leão

O governador Wellington Dias inaugurou na manhã deste sábado (24) uma usina de beneficiamento de leite na cidade de Oeiras, a 330 quilômetros de Teresina, na região do Vale do Canindé. A usina tem capacidade para beneficiar diariamente 6 mil litros, mas a meta é chegar logo aos 10 mil litros.

Na implantação da usina foram investidos cerca de R$ 450 mil, recursos do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e do Governo Federal, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaiba (Codevasf). A administração ficará sob a responsabilidade da Associação de Pequenos Produtores de Oeiras.

Para o presidente da associação, os criadores não podem repetir os erros do passado. Ele garantiu ao governador que não faltará empenho no sentido de colocar a usina a favor do desenvolvimento da bacia leiteira da região.

Já o secretário de Desenvolvimento Rural, Rubens Martins, disse que a usina ocupa hoje una área de 400 metros quadrados e vai permitir a geração de emprego e renda em Oeiras. Rubens Martins, no entanto, alertou que a gestão será fundamental para o sucesso do empreendimento.

O prefeito de Oeiras, B.Sá, lembrou que a usina é resultado do esforço de muitas pessoas e destacou a atuação do governador Wellington Dias que, segundo ele, ?nunca poupou esforços no rumo do desenvolvimento do Piauí?. O prefeito garante que, por conta da entrada em funcionamento da usina de beneficiamento de leite, muitas vacarias já estão sendo preparadas na região. ?Vamos promover a melhoria da qualidade de vida do homem do campo?.

O governador Wellington Dias, encerrando a solenidade, disse que a bacia leiteira de Oeiras é um velho sonho dos criadores que está se tornando realidade. Ele garantiu que o Piauí vai chegar ao final da primeira década do século XXI pronto para o desenvolvimento, graças a infraestrutura que vem sendo montada desde o ano de 2003, quando assumiu o governo.

Explicou que a infraestrutura envolve obras em diversos setores como os de educação, energia e transporte como os mais importantes. ?A educação é o grande alicerce do desenvolvimento, por isso, com o apoio do presidente Lula, estamos investindo fortemente na criação de bases educacionais em todo o estado?.

O objetivo dessas bases, segundo o governador é aumentar a escolaridade da população e permitir que as pessoas estudem da alfabetização ao ensino superior em sua própria cidade, sem a necessidade de deslocamentos caros que nem todos podem bancar. ?O importante nesse projeto é que a pessoa, se formando em própria cidade, vai poder disseminar seus conhecimentos no próprio município, gerando uma série de benefícios para a população?.

O governador pediu aos empresários que não esperem a vinda de pessoas de fora para que os negócios possam acontecer.?Hoje temos facilidades de crédito e não podemos deixar que as águas do rio Canindé continuem passando para o mar sem qualquer aproveitamento?.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES