Oeiras realiza 2° Caminhada Contra o Abuso e a Exploração Infantil

Oeiras realiza 2° Caminhada Contra o Abuso e a Exploração Infantil

2ª Caminhada contra o abuso de menores em Oeiras | Ascom/PMO

A prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e CREAS(Centro de Referência Especializado de Assistência Social )e tendo como parceiros o CMDCA, CRAS, CAPS, Pro Jovem Adolescente, PETI, MP, CT, Cáritas Diocesano, Escolas Públicas e Particulares realizou hoje, 18 de maio, a 2ª Caminhada Contra a Exploração de Crianças Adolescentes. A caminhada mobilizou toda a sociedade oeirense, estudantes, professores percorrendo as principais ruas e avenidas de Oeiras. A campanha tem como objetivo mobilizar a população para denunciar a violência contra o abuso e a exploração infantil em Oeiras.

O 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal Nº. 9970/00 como do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração sexual. A motivação para criação de uma data, como mais um elemento de reforço ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, foi criar capacidade de mobilização dos diferentes setores da sociedade e dos governos e da mídia para formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual de criança e adolescente.

Por outro lado a intenção é estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento ao fenômeno, no âmbito do combate à impunidade e de proteção e promoção às pessoas em situação de vítimas ou vitimização, conforme estabelece o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente.

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória-ES um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o ?Crime Araceli?. Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de bárbaro, ficou impune.

Para dona Odimércia Sá, Secretária de Assistência Social, " é com honra e satisfação que nós, com o apóio da população oeirense , realizamos a 2° Caminhada Contra o Abuso e Exploração Infantil. Com isso queremos mobilizar a sociedade a fim de conscientizá-los e estimular a denúncia de maus tratos e de exploração de crianças e adolescentes, para que possamos combater até com mais força que no ano passado".

Fonte: ASCOM/PMO



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES