A Assembléia Mundial da Saúde com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas) estipulou que o dia 1° de dezembro seria o Dia Mundial de luta contra a AIDS. Essa decisão foi tomada em outubro de 1987. No ano seguinte o Brasil adotou essa campanha, e todo ano essa data é relembrada.
Oeiras também seguiu a campanha, e hoje com o lema ?OEIRAS VIVE NA LUTA CONTRA A AIDS?, a cidade fez alusão de que é possível viver com HIV, mas com preconceito, não.
Com carros de som, carreata, distribuição de preservativos e panfletos alertando sobre os sintomas, formas de contágio, ações preventivas e curiosidades sobre a doença, a população se mobilizou em prol dessa causa. A campanha foi realizada no município pela Secretaria Municipal de Saúde, e teve o apoio da Prefeitura Municipal e da SESAPI (Secretaria Estadual de Saúde do Piauí).
O Estado possui atualmente 3228 casos de AIDS notificados no período de 1986 a 2007. E de acordo com o Boletim Epidemiológico, Oeiras ocupa o 4° lugar em número de casos de AIDS, com 47 casos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.