Muitas vezes usamos expressões populares, mas não temos ideia do que elas significam. São ditados e termos que, através dos anos, permanecem sempre iguais, significando exemplos morais, socioculturais, filosóficos e religiosos. Diante de essa realidade a Secretaria Municipal de Educação de Oeiras, durante todo o mês de agosto, desenvolveu o projeto “Provérbios, ditos e adágios populares e seus significados” em todos a escolas da rede municipal.
A principal proposta deste projeto é garantir o reconhecimento e o uso desses ditos populares pelas futuras gerações, tão quanto validá-los com patrimônio cultural. Para o supervisor da SEMED, Elison Anselmo, esse tipo de trabalho estimula o aluno a buscar conhecer a sua própria identidade cultural por meio de pesquisas e de entrevistas com seus familiares.
Com essa ação a gestão do Prefeito Lukano Sá busca que alunos e professores possam trocar conhecimento, favorecendo a manutenção da indenidade cultural do município. Este projeto foi desenvolvido possibilitando um trabalho interdisciplinar onde todas as escolas, tanto da zona urbana com da zona rural, possam desenvolver suas atividades no intuído de alcançar os principais objetivos do projeto.
Os melhores trabalhos serão selecionados por uma comissão da SEMED e serão expostos em novembro durante a terceira edição da Feira Literária de Oeiras (FLOR), ao tempo que os desenhos representativos serão compilados e lançados em forma de um livreto intitulado “Oeiras e Seus Ditos Populares”.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.