Neste sábado, 24, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves amplia os horizontes e as barreiras da cidade com um projeto que visa levar cultura para vários cantos do estado. É o "Teresina Visita", que inicia com uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina na cidade de Oeiras durante as comemorações do 186º Aniversário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil.
A OST- Orquestra Sinfônica de Teresina- é mantida pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e a apresentação deste sábado marca a estréia do projeto "Teresina Visita", que visa promover cultura para várias regiões do Piauí levando atrações culturais [artes plásticas, música, teatro, literatura, cinema, fotografia, entre outros], bem como cursos nas diversas áreas para as comunidades beneficiadas.
"Teresina não pode comportar-se como uma grande cidade alheia às demais cidades do Piauí. Teresina é capital e capital é cabeça. Vamos estender o projeto a todos os municípios que nos convidem e nos ajude a viabilizá-lo", explica Cineas Santos, presidente da FMCMC.
Segundo o diretor da Divisão de Música da FMCMC, Wilker Marques, que também integra a OST, o projeto visa levar o que há de melhor de cultura na capital para os outros municípios. "É um dos projetos mais caros da nova administração é o Teresina Visita. Como capital, temos a responsabilidade de divulgar a cultura no resto do estado", frisa. Ele destaca que, para a apresentação deste sábado, a Orquestra preparou um repertório especial que promete emocionar o público com clássicos da música erudita.
A apresentação acontece durante a solenidade em comemoração ao 186º Aniversário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil, que conta com a presença do governador do Piauí, Wellington Dias, o presidente da FMCMC, Cinéas Santos, além de várias autoridades piauienses. Na ocasião, haverá a entrega de comendas e homenagens para personalidades militares e civis para festejar a data, que marca a resistência do povo à submissão de Portugal, um marco para a independência do norte brasileiro e a para Unidade Nacional.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.