A Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria de Saúde, durante todo o mês de novembro, está trabalhando a Campanha Novembro Azul. Essa é uma campanha de conscientização, realizada por diversas entidades no mês de novembro, no qual é dirigida a sociedade e aos homens, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo (INCA, 2008). É responsável por produzir cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.
A campanha está sendo realizada dentro das Unidades Básica de Saúde ? UBS entre zona rural e Urbana, através de palestras informativas sobre o tema. Na oportunidade é realizada a coleta de sangue, para realização do Teste Rápido de PSA (Antígeno Prostático Específico) nos homens que obedecerem ao perfil (idade, história familiar, condições de saúde);
O teste Rápido será disponibilizado aos homens que estiverem presentes durante as ações realizadas em cada Equipe Saúde da Família - ESF com idade entre 40 a 49 anos que apresentem história familiar de câncer de próstata ou maior/igual a 50 anos, dando prioridade aqueles que apresentarem alguma alteração como por exemplo: Presença de sangue na urina.
A busca ativa só será realizada para os clientes cujo resultado for alterado, para devido encaminhamento ao Urologista (médico especialista que cuida da saúde do homem), cuja referencia é o Estado (Teresina-PI).
É importante ressaltar que a campanha segue até o dia 28 de novembro de acordo com o Cronograma de cada ESF e tem a principal finalidade de mobilização e incentivo ao homem a se cuidar. Relata a Enf. Geórgia Salanne coordenadora Municipal de Atenção à Saúde do Homem.
Para o diagnostico da doença é necessário exames mais específicos como: exames periódicos de PSA e do toque retal prostático. E Lembre-se: A prevenção pode salvar vidas!
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.