O Prefeito de Oeiras, Lukano Sá, participou nesta última sexta-feira (14) da solenidade de entronização da imagem primitiva de Nossa Senhora da Vitória. O evento marcou o retorno da imagem sacra da primeira paróquia de Oeiras e do Piauí, com datação de 1697.
Na ocasião, Lukano Sá, juntamente com o Bispo Diocesano Dom Juarez de Sousa e demais autoridades, no portal que dá acesso a cidade, recepcionaram a família do já falecido professor Leopoldo Portela, que fez a doação da imagem primitiva após quase meio século sob sua responsabilidade. Após esse ato, seguiu-se uma carreata até a Catedral da cidade, onde foi realizado o ritual da entronização da imagem e o pronunciamento das autoridades.
Durante sua fala, a viúva do professor Leopoldo Portela, Valdênia Portela, externou a importância do ícone para sua família e o apreço que deram à mesma durante todo esse tempo. Em seguida, pronunciou-se o Bispo de Oeiras, Dom Juarez, que destacou a importância história e cultural da imagem para a cidade e para o Piauí. Segundo ele, o retorno dessa peça sacra oportuniza a população a se preocupar mais com o patrimônio material e religioso da cidade.
Para o prefeito Lukano Sá, esse evento é de grande valia para a história do estado. Entusiasta das manifestações culturais da cidade, o prefeito, durante sua fala, externou sua satisfação enquanto representante do povo de Oeiras de estar recepcionando tão importante peça sacra, que marca o início da caminhada religiosa do Estado do Piauí.
“Sim, hoje é um dia especial, e ainda mais porque estamos a receber a imagem mais antiga da padroeira do Piauí que, segundo historiadores do porte de Dagoberto Júnior, data de 1696, são mais de três séculos idos. Este fato dá-se pela generosidade da família do Professor Leopoldo Portela, de tarjada memória, aqui representado pela Dona Valdênia Portela, sua digníssima ex-consorte”, frisou o Prefeito Lukano Sá.
Após os pronunciamentos, ocorreu a missa de encerramento do novenário, que antecedeu a festa solene da Padroeira da Cidade, ocorrida neste último sábado dia 15 de agosto.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.