Professores da rede municipal reivindicam direitos trabalhistas com caminhada

Professores da rede municipal reivindicam direitos trabalhistas com caminhada

Professores reivindicam melhores condições | Emanuel Vital

Após terem debatido sobre o novo plano de cargos e salários em audiência pública realizada no dia 20/10, no auditório da Câmara Municipal de Oeiras, Os professores da rede municipal de ensino decidiram paralisar suas atividades por todo o dia 27/11, hoje, sexta feira.

Os professores estão descontentes com o que chama de retrocesso, o projeto número 29/2009 que revoga e altera alguns artigos do projeto anterior. Segundo a categoria a nova redação proposta no projeto 29/2009, não beneficia a classe, e ainda retira alguns direitos já adquiridos pelos educadores.

Ontem, 26/11, o substitutivo ao projeto 29/2009, elaborado pelo relator da comissão de constituição e justiça, vereador Miguel Ângelo, foi reprovado em mais uma comissão na câmara municipal. O projeto do substitutivo foi reprovado por 3 votos a 2. Os professores apesar de terem perdas, são favoráveis ao projeto do relator.

Os educadores querem a permanência do reajuste de 50% para aqueles professores com ensino superior completo. Segundo o novo projeto, esse reajuste cai de 50% para 20%. Os professores discordam da queda da gratificação para professores com especialização. Neste item, o reajuste que era de 20% cai para 8%. Os professores não aceitam também, a revogação do artigo sobre a gratificação de regência que garante 40% do vencimento.

Para o SINTEMO, a luta da classe não é por um aumento aos funcionários da educação. A categoria reivindica a permanência de benefícios adquiridos anteriormente, e que segundo o novo projeto, muitos destes benefícios serão reduzidos.

Durante a manhã de hoje, 27/11, os professores fizeram uma manifestação pelas ruas de Oeiras. Os docentes trajavam roupa preta em sinal de luto pelo novo plano proposto pelo executivo municipal.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES