O Projeto Horta Escolar foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos estudantes. Entendendo que é possível promover a educação integral de crianças e jovens de escolas e comunidades do seu entorno, as hortas escolares incorpora a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica.
O Projeto da Horta Escolar foi adquirido através do Programa Federal: Educando com a Horta, no ano de 2009. O Programa repassou orientações teóricas e todo o kit foi doado pela Secretaria Municipal de Educação de Oeiras, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura com a doação de sementes. O Projeto atualmente é mantido com o esforço da direção escolar, do corpo docente e discente da escola e apoio do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência),um Programa da Universidade Federal.
Colocar a mão na terra, manusear sementes e mudas de hortaliças, aprender sobre o processo de germinação e desenvolver valores relacionados às questões ambientais se tornaram rotina para os alunos da Escola Municipal Urbano Lixandrino em Oeiras. O Projeto Horta Escolar estimula a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza,com o ambiente escolar e da comunidade, com a sustentabilidade do planeta e com a valorização das relações com a sua e com outras espécies.
Esses conhecimentos podem ser socializados na escola e transportados para a vida familiar dos educandos, por meio de estratégias de formação sistemática e continuada, como mecanismo capaz de gerar mudanças na cultura alimentar, ambiental e educacional. ?Através das atividades na horta, os alunos se tornaram multiplicadores na comunidade onde moram. Eles levam para casa o que aprendem e as famílias interagem neste processo de mudança de comportamento com meio ambiente?, ressaltou a secretária de educação de Oeiras Tiana.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.