Cerca de trezentas pessoas estão reunidas desde a manhã de hoje, 22, no Casa de Encontro ECC na cidade de Oeiras-PI para o Congresso dos Lavradores e Jovens da roça. Os participantes são de várias comunidades da nossa Diocese alunos e professores das Escolas Famílias Agrícolas-EFADEs.
Com o tema "PIAUÍ-OEIRAS-SEM MISÉRIA", o encontro teve início às 08h00 desta manhã com a finalidade de elaborar o PROJETO PIAUÍ-OEIRAS-SEM MISÉRIA, que deve ser entregue ao governo do Estado do Piauí.
Nesta tarde, a professora Rosário Barros fez uma análise de conjuntura. Segundo a professora, a sociedade atual passa por uma profunda crise nos seus vários aspectos, ético, cutural, econômico e em outros campos. "O brasileiro foi educado para a desonestidade", destacou a professora.
Segundo Rosário Barros, a crise é integral e atinge todo o modelo atual de pensar, produzir, sentir e se relacionar. Porém, a sociedade atual é privilegiada, pois pode contribuir por um outro modelo que possa vir defender a dignidade da vida humana, a preservação do meio ambiente e a "morte" da corrupção.
Esta crise não atinge apenas os países mais longe ou estados, mas atinge de cheio o estado do Piauí e até mesmo nossas cidades mais próximas.
"O Piauí virou carvão", enfatizou ainda a professora Rosário. Para exemplificar, citou o desmatamento, os fornos de carvão, queimadas e desertificação que atingem algumas cidades do nosso estado.
Neste momento, em grupos, os lavradores e jovens estão construindo o PROJETO PIAUÍ-OEIRAS-SEM MISÉRIA, elencando as angústias e necessidades que o povo passa na região de Oeiras. A construção do projeto conta com a orientação do padre João de Deus, pároco da Paróquia da Sagrada Família e idealizador do Congresso.
O Congresso dos Lavradores se estende até o domingo pela manhã com a celebração da Missa na Igreja Matriz da Sagrada Família.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.