A Secretária Municipal de Educação realizou nesta terça-feira, 8, uma Reunião Intersetorial (Ministério Público, Igrejas, Conselho Tutelar, Polícia, Pastoral da Família, Assistência Social e Secretaria de Educação) para discutir a Indisciplina Escolar e desestruturação Familiar.
De acordo com a Secretária Tiana Tapety, a reunião tem como principal objetivo reunir esses setores da sociedade para debater, com as partes preocupada e envolvida com processo de educação e formação de pessoas. Ou seja, todos juntos com um objetivo de desenvolver ações dentro das escolas e fora, onde isso irá refletir na formação da criança e do adolescente. Nós entendemos que a formação intelectual da criança e do adolescente é dada pelas escolas, mas formação emocional, afetiva e a formação de pessoa, essa ela acontece com a família (pai, mãe avós e familiares), são as pessoas que cuidam de suas crianças, são elas que formam esse cidadão em seus primeiros contatos.
Temos atendido nas escolas muitas crianças com problemas comportamentais e práticas de delitos, esses problemas acontecem fora da escola no seio familiar, e essas dificuldades no grupo vicinal são trazidas para dentro da escola, e isso tem interferido no processo de desenvolvimento cognitivo e intelectual das crianças e do adolescente. Então a partir do momento que fomos trabalhar a escola isolada da sociedade, nós não vamos atingir nosso objetivo, que é a formação intelectual das nossas crianças e adolescentes que estão agregadas, moral, ética social e política.
Então, pensando nisso nos propusemos como secretaria e gestão pública a realização dessa reunião, já agendamos outra para o próximo dia 14, quando iremos organizar um cronograma de ações, esse cronograma inicia agora em outubro e irá até o ano de 2014, sendo que todas as instituições que participaram se sensibilizaram estão nos apoiando com a causa ?pois esse problema não é apenas da secretaria de educação, mas de toda a nossa sociedade?, pontua a Tiana.
De acordo com a secretaria já foram registrados delitos graves dentro das escolas; como Furto por crianças de 12 anos, já praticaram arrombamento, Uso de drogas como crack entre outras, Álcool, gravidez e aborto na adolescência está sendo cada vez mais presente. Jovens de 12 e 13 grávidas cada vez mais presentes nas escolas, uma verdadeira banalidade na sexualidade com a gravidez precoce, tudo isso reflete no comportamento desse aluno gerando um espaço escolar conturbado cheio de conflitos que atrapalha todo o processo da aprendizagem da leitura e da escrita. Finalizou a secretaria municipal de educação Tiana Tapey.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.