A Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras lançou neste final de semana o Núcleo de Prevenção do Suicídio, que tem como objetivo fortalecer ações de prevenção do suicídio, tentativas de danos sociais causados por esta prática, através da promoção de saúde entre os profissionais da Atenção Básica da comunidade.
Partindo dos estudos do médico neurologista João Carvalho e tendo à frente a enfermeira Kércia Rêgo, através de projeto aprovado pelo Ministério da Saúde e, que entrará em vigor a partir desse mês, o núcleo tem seus trabalhos iniciados com capacitações para enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e agentes de saúde e no próximo mês será a vez dos médicos, para logo em seguida, numa segunda etapa, acontecem palestras nas escolas e bairros da cidade, pois segundo Kércia Rêgo, ?esse é um trabalho voltado para a educação e saúde.?
De acordo com o levantamento feito pelo neurologista João Carvalho, foi constatado que de 2002 a 2009, 41 suicídios foram cometidos em Oeiras. O levantamento traçou um perfil epidemiológico e as causas de suicídio na cidade. Fatores como sexo, faixa etária, motivo e método também foram analisados. Oeiras tem uma média acima da média nacional, visto que no Brasil o percentual de pessoas que cometeram suicídio é de 7,2 %, já em Oeiras esse número chega a 14,1%.
Fonte:Ascom/PMO
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.