Solar das 12 Janelas recebe duas exposições no “Circuito Cultural Semana Santa” em Oeiras

Solar das 12 Janelas recebe duas exposições no “Circuito Cultural Semana Santa” em Oeiras

Na noite desta quinta-feira (26) logo após da Procissão da Fugida do Bom Jesus, o prefeito Lukano Sá participou  da abertura da exposição “Vida em Retrato” que homenageia o professor  Gerardo Helcias e da exposição “Oeiras Artesanal”, resultado de uma pesquisa iconográfica sobre a cidade de Oeiras realizada pelo SEBRAE em parceria com a Prefeitura da cidade.

O evento aconteceu no  Solar das 12 Janelas e deve prosseguir por toda a Semana Santa.  A exposição “Vida em Retrato”, trás imagens produzidas pelo professor Gerardo Helcias, que este ano homenageado pela Prefeitura de Oeiras nas atividades culturais realizadas na cidade e que terá sua culminância no Festival da Cultura, no mês de novembro.

Já a exposição Oeiras Artesanal é  uma mostra dos produtos confeccionados pelos artesãos de Oeiras que foram produzidos após pesquisa de ícones religiosos e arquitetônicos que compõem a simbologia da cidade. A exposição trata-se ainda de um resgate da autoestima de mestres de ofícios que estavam esquecidos, mesmo assim, a lista de produtos e possibilidades resultantes da ação é bastante extensa.

As duas exposições fazem parte da programação do “Circuito Cultural Semana Santa”, que um incremento nas atividades socioculturais do município durante as manifestações religiosas durante o período, sua programação acontece paralela às cerimonias litúrgicas. Para o Prefeito Lukano Sá esse tipo de evento vem dinamizar os dias festivos, uma vez que o visitante e a própria população oeirense terá mais uma opção de visita e de aquisição de conhecimento.

“Esta tudo muito bonito, este tipo de investimento garante  que a cidade de Oeiras ganhe uma projeção bem maior, além de valorizar a produção dos nossos artesãos nos mais diversos seguimentos, seja na renda ou na palha, como os que são feito pelo pessoal  da Tapera dos Tunicos . Isso tudo nos enche de orgulho. Quanto a exposição em homenagem ao professor Gerardo Helcias é um reconhecimento de nós oeirenses a uma figura tão ilustre que contribuiu significativamente para nossa cultura. Esperamos que nosso povo se aproprie deste espaço e venha conferir tudo que está disponível”, destacou Lukano Sá.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES