Terá início nesta quinta-feira (15) a correição ordinária do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região - Piauí (TRT/PI) na Vara do Trabalho de Oeiras. A correição será coordenada pelo Presidente e Corregedor do Tribunal, desembargador Manoel Edilson Cardoso, a correição prosseguirá até sexta-feira (16).
Além de analisar as rotinas administrativas e as rotinas processuais, sugerindo mudanças quando entender conveniente, durante as correições os advogados, servidores e a comunidade poderão fazer reclamações, fiscalizar e até mesmo elogiar ou dar sugestões para que o serviço prestado pela Justiça do Trabalho possa ser melhorado.
Todo ano é realizada pelo menos uma correição ordinária em cada uma das varas do trabalho. A ação rotineira garante o bom andamento dos processos. Este ano já foram realizadas as correições na 1ª e na 4ª Varas de Teresina e nas Varas de Parnaíba e de Corrente.
A Justiça do Trabalho do Piauí é considerada uma das rápidas do Brasil no julgamento de processos, a chamada fase de conhecimento. O TRT/PI foi um dos primeiros dos 91 tribunais do Brasil a atingir a Meta 2 em 2009 e já alcançou o objetivo novamente neste ano, concluindo o julgamento de todos os processos que deram entrada no tribunal até dezembro de 2007.
A meta agora é julgar todos os processos que deram entrada até 2009, diminuindo consideravelmente o tempo médio de julgamento de uma ação na Justiça Trabalhista.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.