Vinte mil romeiros acompanham procissão do Bom Jesus dos Passos em Oeiras.Fotos!

Vinte mil romeiros acompanham procissão do Bom Jesus dos Passos em Oeiras.Fotos!

Vinte mil romeiros acompanham procissão do Bom Jesus dos Passos em Oeiras | folhadeoeiras.com

A semana Santa de Oeiras é a maior festa religiosa do Piauí e, anualmente, atrai milhares de pessoas de municípios da região e de outros estados. A Festa de Bom Jesus dos Passos começou no dia (29), quinta-feira com a procissão da Fugida. Esta é a primeira procissão da Semana Santa da primeira capital, na sexta feira (30), milhares de fiéis acompanharam a mais tradicional celebração católica de todo o estado.

Na manhã de ontem, por voltas das sete horas aconteceu a missa do Bom Jesus dos Passos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Ao meio dia foi celebrado o santo oficio de passos por centenas de romeiros que lotaram a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Por volta das 17 horas aconteceu a procissão do Bom Jesus.

Em Oeiras, a sexta dos ?Passos? é o dia da procissão mais rica em símbolos e presença humana. Segundo a polícia militar uma multidão de 10 mil pessoas acompanhou a procissão que seguiu, parando e rezando nos cinco passos que existem durante o percurso pelos becos e ruelas de Oeiras. Em cada passo se repetiu um ritual de cantos, queima de incenso e bênção da imagem de Bom Jesus.

No passo municipal (sede da atual prefeitura de Oeiras) diante das imagens de Nossa Senhora das Dores e de Bom Jesus foi celebrada pelo padre Toni Batista de Teresina.

Segundo a polícia militar de Oeiras, a festa de Passos reuniu entorno de 10 mil pessoas. Além dos romeiros das 21 cidades do vale do Canindé as paróquias de Parnaíba, Teresina, São Raimundo Nonato, Floriano e Campo Maior estiveram presentes ao evento.

A expectativa na cidade é que o movimento continue intenso durante todo este período de Semana Santa, pois ainda irão acontecer celebrações de muita tradição religiosa e participação popular como as procissões de domingo de Ramos e do Fogaréu.

Fonte e Fotos: folhadeoeiras.com



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES