Um grande mutirão contra o mosquito que transmite a dengue, zika, chikungunya e febre amarela vai acontecer em Palmeirais a partir do dia 20 de março. A ação, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai englobar quatro zonas da cidade, abrangendo os bairros Santa Rosa, Serra Negra, São João Batista, Pedra de Luz, Bacurí , Chapéu de Couro, Macaúba , Ponto Alto, Boa Vista , Mucambo, Centro e Alto da Cruz.
A ação “ Palmeirais contra dengue, zika, chikungunya “ vai reunir profissionais da saúde e agentes de endemias na retirada de itens e recipientes que possam acumular água e servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti. O objetivo principal desta primeira ação é estimular a adesão da comunidade palmeiraisense na manutenção de uma cidade limpa, colaborando assim com a limpeza urbana.
De acordo com coordenadora de atenção básica, Claudemira Santos, esse trabalho prevê a vistoria de imóveis, eliminação de focos e orientação da população quanto às formas de eliminar potenciais criadouros do mosquito. “Vamos reunir em torno de 60 pessoas que irão entrar de casa em casa orientando as pessoas, coletando lixo nas ruas e nos terrenos baldios”, explica.
O mutirão vai acontecer por etapas até o dia 31 de março. Para o secretário de saúde, Jânio César, os mutirões são importante porque estamos em um período crítico do ano, de alta incidência de chuvas, onde historicamente há um maior número de casos de dengue e outras doenças. “Estamos intensificando os trabalhos e fazendo uma varredura para evitar a transmissão dessas doenças”, disse o secretário.
O prefeito Reginaldo Júnior destaca que essa é uma ação preventiva, para evitar que as doenças provocadas pelo Aedes aegypti acometam a população de Palmeirais. “Iremos sempre trabalhar no sentindo da prevenção e da conscientização. Ao entrar nas residências, nossos agentes não irão apenas eliminar os criadouros do mosquito, eles vão orientar a pessoas e esclarecer que essa luta é de todos. Não adianta só a prefeitura fazer sua parte e nem tampouco a população. Essa é uma ação que tem que envolver todos nós”, finaliza o prefeito.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.