Um dos meios de transportes mais utilizados em Parnaíba, no litoral do Piauí, é o mototáxi. Mas nos últimos tempos, a profissão está cada vez mais ameaçada pelo crescente número de assaltos. Em quase que todos os casos, os criminosos se comportam como clientes para roubar as motocicletas dos mototaxistas.
Durante a noite da última segunda-feira (08/06) uma moto Honda CG Fan 150cc de cor preta, modelo de 2014, com placa PIE-8996 de Parnaíba (PI), foi tomada de assalto de um mototaxista. Segundo a vítima, o acusado contou com a ajuda de mais dois homens durante a abordagem. O trio teria utilizado uma arma de fogo durante o roubo.
“Um homem chegou e solicitou um mototáxi lá aonde eu faço ponto, e quem estava na vez era eu. Ele então pediu pra mim deixá-lo em uma rua por trás da Universidade Federal do Piauí. Quando cheguei próximo ao cruzamento com a Rua Madeira Brandão, ele pediu para que eu parasse a moto. Neste momento, outro rapaz que estava escondido atrás de uma árvore, me abordou com um revólver calibre 22 e anunciou o assalto. Ainda tentei tirar a chave da moto e quebrar, mas não consegui. Logo em seguida uma terceira pessoa chegou no local e ajudou os outros na fuga”, explicou o mototaxista Francisco Vasconcelos Fontenele.
Esta não é a primeira vez que ocorrências como essa são registradas em Parnaíba. Segundo o novo comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, major Adriano de Lucena, operações rotineiras deverão ser deflagradas na cidade a partir desta semana visando coibir a ação dos criminosos.
“A partir desta quinta-feira estaremos colocando nas ruas operações policiais que serão rotina na cidade de Parnaíba. Serão ações ordinárias e estarão no nosso planejamento diário. Podem ser blitz ou operações volantes com buscas e apreensões. Com isso iremos trabalhar exatamente na prevenção desse tipo de crime que se utiliza de algum meio de locomoção, ou automóvel ou motocicleta”, afirmou.
Ainda de acordo com o major Adriano de Lucena, dados estatísticos deverão ser levantados pela PM visando prevenir e combater os assaltos a esses trabalhadores. “Iremos trabalhar também no levantamento de informações, pois percebemos a ausência desse tipo de dados. Assim vamos estabelecer os horários e os locais que esses bandidos costumam utilizar para a prática desses assaltos aos mototaxistas”, garantiu o comandante.
Para o presidente da Associação dos Mototaxistas de Parnaíba, Romualdo Seno, uma lei que regulariza a categoria já foi criada e está tramitando na Câmara Municipal de Vereadores. Segundo ele, a regulamentação traria mais segurança para esta classe.
“A lei já está praticamente pronta, pois já passou pela Associação dos Mototáxis, pela Secretaria de Transportes da Prefeitura Municipal, pelo Ministério Público e agora está na Câmara Municipal de Parnaíba, onde serão feitas as modificações necessárias visando legalizar o trabalho dessas pessoas”, ponderou .
Ainda de acordo com o presidente, com a lei as motocicletas, os capacetes e os coletes passarão a ser padronizados com o nome e uma numeração para cada profissional. Além disso, todos terão uma carteira de identificação, diferenciando dos trabalhadores clandestinos. “Outra grande vantagem será a placa de cada moto que passará a ser da cor vermelha, fazendo com que cada profissional possa ter os descontos oferecidos pelo Governo aos taxistas, por exemplo”, garantiu Romualdo Seno.
ASSISTA NA REPORTAGEM DA TV MEIO NORTE:
Por Kairo Amaral
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.