“Operação Arcanus” da PF cumpre mandado de busca e apreensão em Parnaíba

“Operação Arcanus” da PF cumpre mandado de busca e apreensão em Parnaíba

Um casal chegou a ser detido e encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal de Parnaíba. | Reprodução

Visando desarticular um esquema de facilitação irregular no desembaraço imigratório e sanitário e nos procedimentos do tráfego marítimo, a Polícia Federal deflagrou nessa quarta-feira (20/05) no Estado do Rio de Janeiro a “operação Arcanus”. As ações da PF também se voltaram para Parnaíba, no litoral do Piauí, onde um mandado de busca e apreensão foi cumprido.

De acordo com informações repassadas ao MeioNorte.com, um casal chegou a ser detido e encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal de Parnaíba, localizada na Avenida São Sebastião. Os dois foram ouvidos e seguem a disposição das investigações. Os nomes e a acusação dos investigados não foram revelados. O local onde o mandado de busca e apreensão foi cumprido também não foi relevado.

A Operação Arcanus envolveu a participação de cerca de 300 policiais federais e contou com o apoio da Marinha do Brasil. A ação está concentrada no Rio de Janeiro (capital), onde os policiais federais cumprem oito mandados de prisão temporária, 33 de condução coercitiva e 37 de busca e apreensão.

Nesta operação, a Polícia Federal também atua em Niterói-RJ, São Gonçalo-RJ, no Grande Rio, em São João de Meriti-RJ e na Baixada Fluminense. Segundo informações da PF, o esquema funcionava a partir dos funcionários da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que emitiam um Certificado de Controle Sanitário de Bordo para as embarcações, sem efetivamente inspecioná-los. Os policiais federais envolvidos deixavam de adotar o procedimento imigratório regular.

Por Kairo Amaral



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES