Quem procura por autoatendimento bancário na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí, acaba se deparando com avisos como este: "Devido aos constantes incidentes ocorridos em caixas eletrônicos, estamos informando aos nosso clientes que, por motivos de segurança, esses terminais foram desativados".
Os locais privados de Parnaíba estão solicitando principalmente ao Banco do Brasil a retirada do equipamento. "O Banco chega, me oferece um produto para auxiliar a população, mas ao mesmo tempo informa que se algo vier a acontecer, o Banco não se responsabiliza e mesmo ele não se responsabilizando, eu tento que pagar um seguro. O Banco, então, diz que se eu fizer o seguro e informar que tenho o caixa eletrônico, o próprio Banco cancela o seguro, porque não pode segurar locais onde tem caixa eletrônico", afirmou um empresário de uma farmácia.
Dois caixas eletrônicos que ficavam na tradicional farmácia em Parnaíba foram retirados. Outros estabelecimentos passam pelo mesmo problema. O caixa do Banco do Brasil, explodido na semana pasada no Terminal Rodoviário da cidade, continua do mesmo jeito.
Em nota, o Banco do Brasil informou que não irá reativar o caixa alvo da ação de criminosos. Um outro, caixa, que também fica em um local público, está sem dinheiro há meses. "Eu usava aqui por ser mais próximo, mais prático. Agora, o jeito é procurar o Banco", disse uma usuária.
A Polícia Militar informou que há 18 meses não acontecia assaltos ou explosões em caixas eletrônicos. "Infelizmente tivemos esse ocorrido há alguns dias. Nós estamos organizando nossas estratégias para evitar que esse tipo de coisa aconteça", disse o major Lucena, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.