Uma das programações das férias, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde, a Blitz do Amor, disponibiliza preservativos masculinos e femininos, insumos e realiza ainda testes rápidos para sífilis, hepatite e HIV. Durante a manhã deste sábado (25/07), as ações foram realizadas no Shopping Amarração, em Luís Correia, no litoral do Piauí.
A governadora em exercício Margarete Coelho, vestiu literalmente a camisa na luta contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), especialmente o HIV/AIDS, durante solenidade oficial realizada no município.
"Uma importante ação que não é feita de concreto e nem de cimento, mas que muda, transforma a vida das pessoas, trazendo mais qualidade de vida", falou Margarete, ao reconhecer a relevância da Blitz.
A Blitz tem a meta de distribuir 5 mil preservativos e realizar 500 testes rápidos no litoral. A ação segue neste domingo e no próximo final de semana em Luís Correia e nas praias de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, e Coqueiro. Na Blitz, também estão sendo disponibilizados insumos de prevenção como: preservativos e gel lubrificante.
Além disso, uma equipe de aconselhadores está orientando os turistas que tenham interesse em realizar os testes. Os dados mais recentes, do ano de 2013, apontam que 550 novos casos foram notificados no Piauí, sendo que 374 foram do sexo masculino e 176, feminino. A faixa etária entre 20 a 49 anos foram as mais atingidas, com 460 casos notificados.
Outra ação da Secretaria durante as férias no litoral é a disponibilização de três ambulâncias para o pronto atendimento aos turistas. Nas ambulâncias, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas.
De acordo com o superintendente de Atenção Integral à Saúde, Cel. Gerardo Rebelo, com o atendimento móvel, "oferecemos resolutividade aos pacientes que precisam de um atendimento mais rápido. E havendo necessidade, encaminhamos para nossa rede hospitalar".
O atendimento móvel é feito nas praias e praças e segue neste sábado e domingo e ainda no próximo final de semana.
Por Kairo Amaral
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.