Academias de saúde cumprem seu papel em Pedro II

Academias de saúde cumprem seu papel em Pedro II

Academias de saúde cumprem seu papel em Pedro II | Beto Barros

Lançado há poucos meses no município, o Programa Vida Ativa, da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II, já está começando a colher os primeiros resultados positivos. O Programa Vida Ativa tem como meta incentivar a prática de exercícios físicos, visando a prevenção de doenças e a promoção da saúde.

As duas academias de saúde, inauguradas no mês de agosto, já estão funcionando plenamente e recebendo um considerável número de beneficiários do programa. Somente na academia de saúde do bairro Cruzeiro são 230 pessoas cadastradas. Na Vila Kolping o número de cadastrados já chega próximo de 100.  

 

Segundo a educadora física Stefany Sotero, as equipes de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) se distribuem nos dois locais para prestarem assistência aos usuários. "Aqui, temos aulas de ginástica, dança, aeróbica, e circuito funcional, que trabalha, principalmente, força muscular, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e capacidade respiratória", explica.

 

A prática de atividades físicas com acompanhamento profissional está contribuindo, substancialmente, para elevar a auto-estima das pessoas que frequentam essas academias, promovendo mais qualidade de vida.

 

O NASF também promove palestras educativas em escolas, nos bairros e comunidades rurais. Para tanto, conta com uma equipe multiprofissional, formada por educadores físicos, fisioterapeutas, fonoaudióloga e psicólogos.

 

Para Stefany Sotero, qualquer pessoa, de qualquer idade, pode participar das atividades, mas o foco principal são pessoas da terceira idade. "Os interessados podem nos procurar para fazer a avaliação física. Daí, coletamos os dados de cada um para termos o controle das pessoas que são diabéticas ou hipertensas, por exemplo", disse.

 

As atividades nas academias de saúde funcionam de segunda a quinta-feira, sempre no início das manhãs e final das tardes.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação





 



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES