Pedro II criará sua Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Pedro II – Piauí, cujo objetivo é de dá maior contribuição ao meio ambiente e de forma sustentável promover uma melhor qualidade de vida as famílias envolvidas por meio da geração de emprego e renda.
Segundo o Juracir dos Santos, o objetivo da associação é de promover a organização da classe visando valorizar a comercialização de todo material coletado que poderá ser reutilizado. A associação também dará uma maior segurança de trabalho aos catadores, com aquisição de EPIS (Equipamentos de Proteção Individual) e futuramente será proposto uma parceria com uma clínica ou empresa de plano de saúde para disponibilizar consultas e exames básicos para os catadores associados que estiverem em dia com suas obrigações sociais.
O Juracir dos Santos Gomes, disse ainda que hoje não só aqui em Pedro II mais em todos os municípios do Brasil é preciso se adotar esse trabalho de coleta seletiva de forma sustentável gerando emprego e renda as famílias.
"A gente observa que hoje o nosso planeta está pedindo socorro pela quantidade de lixo produzido todos os dias pelas nossas famílias e empresas e muita coisa do que é jogado no lixo poderia ser dado um destino corretamente se tivéssemos uma instituição que pudesse está à frente dos catadores de materiais recicláveis intermediando de forma organizada a comercialização de todos esses materiais, com isso, eles iriam ter uma renda melhor, assim como uma condição de trabalho, com o uso dos equipamentos de Proteção Individual, oferecendo uma melhor segurança no seu trabalho e é isso que iremos focar". Disse Juracir.
Ele acrescentou ainda, que pelo grau de importâcia que essa associação irá representar para o município de Pedro II e toda população, uma parte irá se beneficiar diretamente e a outra indiretamente, foram convidados, duas pessoas entendidas no assunto e com experiêcia, que vão dá suporte a associação nos primeiros meses, que são a professora Maria Pessoa da Silva, Bióloga e Doutora em Meio Ambiente, que falará do tema “Importância da coleta seletiva e sua cotribuição ao Meio Ambiente, Educação, Economia, Social e Sustentabilidade”, depois o professor Israel Gomes da Silva, Pedagogo, Técnico em Meio Ambiente e Graduado em Enfermagem, abordará o tema “Empreendedorismo Sustentável, com Geração de Emprego e Renda com a Rentabilidade e Comercialização da coleta seletiva.
A Assembleia Geral, para a criação da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Pedro II – Piauí, acontecerá segunda feira (27), as 19:00h, onde iremos apresentar, debater e aprovar o Estatuto Social, Eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, apresentar para aprovar o nome da associação e do endereço da sede.
"A Assembleia Geral era para acontecer no galpão comunitário do bairro Cristo Rei, porque é nesse bairro que está morando grande parte dos catadores, mais infelizmente o espaço foi negado e mudamos para a Rua Dr. Alexandrino de Moraes, 460 – bairro Vila Operária, por trás do Barbosa Pneus.
Aproveitamos a oportunidade, comunicamos e convidamos ao Mistério Público, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por sinal, fomos bem recebidos pelo secretário Dr. Júnior, que elogiou a ideia e se colocou à disposição, SEMAR, CNBIO, Centro de Formação Mandacaru, Fundação Rio Corrente e outras instituições, que trabalham na defesa dessa causa ambiental”. Finalizou Juracir dos Santos
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.