A ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO CASA DE COMPADRE também designado de CASA DE COMPADRE é uma associação, de fins não econômicos, que direciona sua atuação de acordo com o objetivo principal de ?contribuir para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos, famílias e comunidades através de projetos integrados de desenvolvimento local e comunitário, que incluam a promoção política-cidadã, humana, social, econômica, habitacional, cultural, educacional, religiosa, urbana, rural e ambiental, como forma de diminuir os índices de desigualdade?.
Implantou-se essa Casa na busca por criar-se um espaço social que propicie direta e/ou indiretamente a homens, mulheres, jovens, crianças e idosos em situações de risco e/ou vulneráveis e que necessitem de incentivo e apoio social com promoção à geração de renda, uma educação de formação que complemente sua realidade social. Nesse sentido essa proposta parte do princípio de que o ser humano sendo fruto de condições sociológicas, e com elas interagindo constantemente, será a partir da própria realidade que conseguirá compreender-se agente da construção de uma sociedade mais equânime. E é a partir dessa realidade que estão inseridos todos os objetivos e metas vem sendo norteados pela Casa de Compadre.
A concepção do Projeto Oficinas Sociais Rurais intervindos com arte é a de que a educação desempenha papel importante no processo de intervenção social, porque possibilita habilitar e promover a emancipação do indivíduo. Este projeto foi pensado para a realidade das comunidades rurais de nosso município, em principio estamos atuando na Comunidade Tapera dos Vital e Região, numa perspectiva de desenvolver atividades pedagógicas, capazes de intervir no meio e contribuir para a criação de condições que desenvolvam as potencialidades de saída do círculo da exclusão social e cultural.
Nesse sentido, as Oficinas Sociais Rurais visam ao desenvolvimento de atividades participativas, adotando, como opção metodológica, o formato de oficinas porque facilitam a troca de experiências, estimulam a reflexão e o debate entre as/os partícipes. As práticas educativas são entendidas numa perspectiva interventiva, associando ensino e pesquisa, que se articulam em quatro eixos: Educação Artística; Corpo e Dança; Leitura e Teatro, e Produção
Acreditamos que inventar a vida é dar-lhe novas cores, sons, cheiros, movimentos múltiplos de singularidade para o enfrentamento as mudanças sociais e globais. Valendo-se da linguagem artística como prática pedagógica de educação e cultura, homens, mulheres, adolescentes e crianças experimentam diversas possibilidades de ser e interagir com o meio. As atividades potencializam as relações cotidianas, a formação de vínculo, a compreensão do mundo e das relações sociais, incentivando a busca de parcerias, o empreendedorismo e a descoberta das habilidades e forças contidas em cada participante das oficinas
As oficinas contaram a participação de toda a comunidade local e região, contamos com a brilhante apresentação do grupo de capoeira ACUP (associação de capoeira unidos dos palmares) de PEdro II. Onde se estendeu por todo o dia os trabalhos em grupos orientados pelos oficineiros.
As primeiras oficinas oferecidas para a Comunidade são: Capoeira, Artesanato de Vagonite, Macramê, Produção de chaveiros de feltro e crochê.
Todas as oficinas são desenvolvidas aos sábados na sede da escola por um determinado período.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.