C. M. M. A se reúne para tratar problemática do lixão de Pedro II

C. M. M. A se reúne para tratar problemática do lixão de Pedro II

C. M. M. A se reúne para tratar problemática do lixão de Pedro II | Edinardo Pinto

O Conselho Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Pedro II e moradores da Comunidade Aroeira, se reuniram para discutir a questão do Lixão Aroeira. O encontro aconteceu na noite dessa quarta-feira (2), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Pedro II. A comissão da Prefeitura apresentou o plano de ações do município para desativação progressiva do lixão e construção de um aterro sanitário controlado.

Durante a reunião foram discutidas questões como limpeza, saúde ambiental e humana, vigilância sanitária e ambientais inerentes à questão da disposição final de resíduos sólidos e outros despejados no local. Os moradores da comunidade também denunciaram que terceiros têm depositado lixo e dejetos de fossas de forma indevida no lixão e nas suas proximidades.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Pedro II, João Batista Martins Júnior, explica que o município já está elaborando o projeto para construção do aterro sanitário controlado, que deverá atender às demandas do setor no município. “Técnicos da Fundação Nacional de Saúde elaboraram um estudo de engenharia sanitária no local e já apresentaram os resultados e o local onde o aterro será construído já está em fase de desapropriação. Além disso, estamos tomando todas as medidas necessárias de vigilância, manejo adequado e segurança do Lixão da Aroeira durante a desativação progressiva. Temos a preocupação, também, de garantir que as áreas, tanto do Lixão da Aroeira, como do novo aterro sanitário que será construído, não sofram contaminação de terra e reservatórios de água”, diz.

Os representantes da Prefeitura ainda falaram aos moradores da comunidade quais ações serão tomadas de forma emergencial para solucionar o problema. “Nós vamos apresentar para os pedrossegundenses, até o dia 15 de maio, o projeto de construção do aterro sanitário, que vai atender à toda legislação ambiental e social, em específico à Lei de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Vamos ouvir os pareceres elaborados pelos técnicos do setor e abrir espaço para que a comunidade se pronuncie. Também vamos explicar como vamos agir para controlar a situação do Lixão da Aroeira, evitando contaminação, incêndios e garantindo a segurança dos moradores da região”, garante.

Estiveram presentes, representando a Prefeitura, os secretários de Meio Ambiente, João Batista Martins Júnior; secretário de Administração, José Marques Viana Neto; a Eng°. da secretaria de Infraestrutura, Karen Uchôa; o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Agnelo Barros; coordenador de Defesa Civil, Marcelo Braga; o diretor pedagógico da Secretaria de Educação, Prof. Joel Neves; o coordenador da Ouvidoria Osmar Getirana; representantes da secretaria de Comunicação, o jornalista João Paulo Santos Mourão e o comunicador Ednardo Pinto.

FONTE: SEMCOM

FOTOS:; EDINARDO PINTO 



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES