Casa de Compadre sedia V Workshop das comunidades terapêuticas

Casa de Compadre sedia V Workshop das comunidades terapêuticas

´Casa de Compadre sedia V Workshop das comunidades terapêuticas | Edinardo Pinto

A FENNOCT – Federação Norte e Nordeste de Comunidades Terapêuticas, realizou no último dia 12 de julho em Pedro II, o seu V Workshop das comunidades terapêuticas da região norte e nordeste.

O encontro foi sediado na cidade de Pedro II, na comunidade terapêutica Casa de Compadre e contou com a participação de representantes de comunidades terapêuticas de vários municípios do Piauí, sendo uma delas a Fazenda da Paz e de outros municípios das regiões norte e nordeste. 

Antônio Filho, Coordenador da Casa de Compadre, disse em sua fala que “esses encontros são importantes pelas trocas de experiências, que por meio de testemunhos são relatados as ações que estão dando certo, como as que não estão dando certo”. O objetivo é repassar essa experiência das ações que deram certo e essas experiências são repassadas para outras comunidades terapêuticas para serem colocadas em práticas, assim como também repassar as que não deram certo para evitar que outras comunidades terapêuticas coloquem em prática”.

Filho também disse que “no encontro o município assinou um convênio por meio da Secretaria de Saúde, para disponibilizar, uma equipe multidisciplinar de profissionais, para auxiliar o acompanhamento das pessoas que tenham alguma dependência de droga lícita e não lícita, que são assistidas pela Casa de Compadre”. Nessa mesma parceria foi disponibilizado um leito no Hospital Josefina Getirana Neta, para alguma eventual necessidade de dos dependentes se precisar de um acompanhamento médico assistido e o fornecimento dos exames necessários as pessoas que passarão a ser assistidas pela comunidade terapêutica, no nosso caso, a Casa de Compadre”.

Reginaldo Santiago, que esteve representando a Coordenadoria de Enfretamento de Drogas do Piauí, disse que “essa troca de experiências das comunidades terapêuticas por meio desses encontros é muito importante, porque cada comunidade repassa as outras as ações que estão dando certo na sua comunidade”. “As políticas públicas para o enfretamento as drogas tem sido muito interessante pela forma que tem se buscado a trabalhar usando mecanismo que tenha como objetivo a redução dos índices de pessoas dependentes”. “Há dois anos trás, o número de vagas disponíveis por meio da Coordenadoria de Enfrentamento de Drogas era apenas de cento e vinte vagas com quatro comunidades terapêuticas cadastradas, hoje esse número de comunidade subiu para vinte e dois, com uma quantidade de vagas chegando a quase 600, onde poderemos chegar a mil até dezembro desse ano”.

Célio Barbosa, Presidente da FENNOCT, disse que “a entidade veio agregar os valores dos 16 estados das regiões norte e nordeste”. “A comunidade terapêutica tem um critério que todas devem ter, exceto seu programa terapêutico que é individual”. “Estamos trazendo experiência de outras comunidades terapêuticas, para fortalecer as que têm aqui na região e trazer um trabalho de excelência para a sociedade, como é feito aqui pela Casa de Compadre, assim como tem outras que realizam esse trabalho em outros municípios, com o objetivo de ajudar aquelas pessoas a saírem da dependência química”. Para Célio, “a demanda das drogas aumentou muito e com isso se torna necessário não só o aumento do número das comunidades terapêuticas, mais também das condições a serem usadas para o tratamento dessas pessoas e as inovações das estratégias no enfrentamento”.

A Secretária de Saúde Tatiana Galvão, disse que “o município tem feito a sua parte dentro das suas possibilidades, no sentido de contribuir com as pessoas que estão em tratamento por serem dependentes de algum tipo de droga lícita ou não”. “E atendendo a reivindicação do Coordenador da Casa de Compadre Antônio Filho, estamos aqui nessa solenidade de abertura do V Workshop, representando o prefeito Alvimar Martins, que por motivo de força maior não pode estar aqui presente, para assinar um convênio com a Casa de Compadre, mais nos autorizou a confirmar essa parceria disponibilizando uma equipe multidisciplinar de profissionais para fazer o acompanhamento dos dependentes assistidos, vamos também disponibilizar os exames necessários para o ingresso das pessoas dependentes na instituição para tratamento e um leito no Hospital Josefina Getirana Neta, em caso de necessidade de um acompanhamento médico assistido por parte de algum dependente em tratamento”.  

No evento esteve presente a Dra. Esmaela Macêdo, representando a OAB, Lucimere Pacífico, representando o Hospital Josefina Getirana Neta, Dra. Bruna Galvão, representante o CAPS e outros.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES