Chuva: Produção agrícola tem perda acima de 75% no município

Chuva: Produção agrícola tem perda acima de 75% no município

Chuva: Produção agrícola tem perda acima de 75% no município | Edinardo Pinto

Há uns 40 anos atrás eu presenciei por várias vezes algumas pessoas mais velhas, denominadas como cientistas populares que relatavam algumas profecias, onde uma delas seria que a próxima guerra seria por água e pelo visto estamos caminhando para essa situação, que não é um caso isolado de Pedro II essa escassez de água, onde algumas barragens, rios, açudes, olhos d’águas e até poços já secaram.   

Outra situação confirmada que não é nada animador são as perdas das lavouras pelas poucas chuvas caídas e mal distribuídas o que prejudicaram as safras chegando as percas de feijão e fava 75%, milho 85%, mandioca e arroz 95%.

Essa informação foi relatada por agricultores familiares das diversas regiões do município de Pedro II na última reunião realizada na última sexta feira (04) de agosto na sede do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Pedro II, com os representantes do IBGE, Prefeitura de Pedro II, EMATER, para fechamentos dos índices de colheitas e perdas das culturas plantadas.

Para o Presidente do S. T. T. R, Agostinho Bispo,“a situação não é nada animadora pelo fato dessa situação, principalmente os nossos reservatórios secando em pouco tempo”. “Muitas pessoas estão perfurando poços de forma aleatória sem obedecer as normas que regulamentam o uso desse bem natural que é a água”. “A nossa preocupação é que de onde se tira sem repor chega um momento que seca, como alguns poços já secaram”.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES