Dezenas de jovens participam do 1º Fórum Selo Unicef

Dezenas de jovens participam do 1º Fórum Selo Unicef

Dezenas de jovens participam do 1º Fórum Selo Unicef | Beto Barros

A Prefeitura de Pedro II, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou, nesta quarta-feira (27), o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Edição 2013-2016. O evento foi realizado no auditório da Escola Técnica Angelina Mendes e contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre adolescentes, gestores de entidades governamentais e não-governamentais, associações e sociedade civil.

O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para a infância e adolescência.

Participaram do evento secretários municipais da Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura e Comunicação, além de técnicos de outros órgãos, estudantes, professores, representantes de conselhos municipais, associações, entre outras entidades.

O Fórum foi aberto com uma apresentação musical, feita por alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). No início dos trabalhos os convidados receberam informações sobre o Selo, metodologia do Fórum e sobre o diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município em áres estratégicas como Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura.

Após a exposição de ações e estratégias de cada pasta, os participantes foram divididos em grupos com a finalidade de formular propostas e ideias a serem implantadas no município como medidas que possam melhorar a qualidade de vida infantil-juvenil e reduzir as desigualdades sociais.

Segundo Gerson Santiago, facilitador do Fórum, todas as propostas discutidas servirão como base para o Plano Municipal de Ação - que é o próximo passo a ser dado pelo município para atender todas as exigências. Até 60 dias após a realização do 1º Fórum Comunitário, o Plano deverá ser inserido na Plataforma Virtual (SOMA - Sistema de Orientação, Monitoramento e Avaliação) a ser disponibilizada pelo Unicef.

Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: Beto Barros

 












As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES